Vilões do sono | Boqnews

Vida +

13 DE AGOSTO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Vilões do sono

Especialistas indicam que seis a oito horas de sono por dia é o tempo ideal para que o corpo e a mente descansem. Neste momento, os colchões e travesseiros se tornam verdadeiros companheiros. Porém, a falta de cuidado no dia-a-dia e atenção na hora de comprá-los pode transformar as horas de descanso em pesadelo. Além […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Especialistas indicam que seis a oito horas de sono por dia é o tempo ideal para que o corpo e a mente descansem. Neste momento, os colchões e travesseiros se tornam verdadeiros companheiros. Porém, a falta de cuidado no dia-a-dia e atenção na hora de comprá-los pode transformar as horas de descanso em pesadelo. Além de atrapalhar o sono, podem provocar também dores na coluna e crises alérgicas.


A falta de atenção na escolha do colchão e também do travesseiro, segundo o quiropraxista Miguel Mastropaulo, pode provocar problemas na coluna desde os mais leves aos mais complexos. “O erro é que as pessoas procuram ajuda apenas quando a dor já está intensa e, portanto, com lesões já evoluidas”, diz.


A dor pode começar com um simples torcicolo e desenvolver para uma lesão de disco até um problema de artrose. De acordo com o especialista, uma das formas de evitar estes problemas é se preocupar com detalhes na hora de dormir. “Até porque, se formos calcular, passamos muito tempo na cama”, ressalta.


O ideal, começando pelos travesseiros, é que eles não sejam  grossos nem finos. “Depende do jeito que a pessoa dorme. O indicado é dormir de lado ou de costas, com o travesseiro adaptado, fazendo com que a coluna continue com o alinhamento correto. O problema começa quando a cabeça fica muito para baixo, por conta de travesseiros muito finos, ou por ficar mais alta devido a grossura exagerada”, explica.


Na hora de comprar, uma dica é verificar o tamanho e testar para ver se é o ideal. “Sempre achei que deveria ter test drive para travesseiros e também colchão. Afinal, eles são mais importantes do que imaginamos”, ressalta.


Já para o colchão, o mais indicado é que eles sejam ortopédicos. “Não pode ser nem mole, fazendo com que o corpo afunde e fique torto, nem  duro, provocando lesões”, diz.


Higienização
Além dos problemas na coluna, a falta de cuidados no dia-a-dia pode piorar e provocar crises respiratórias. Cuidados simples contribuem para diminuir alergias, ainda mais em pessoas que já tem rinite ou asma. “Pesquisas apontam que dentro de casa são as camas onde encontram-se a maior quantidade de ácaros e fungos”, explica a alergologista Mônica Cecília Guimarães.


O indicado, segundo ela, é que os colchões e travesseiros sejam colocados ao sol durante uma hora, todos os dias. Caso não seja possível, é importante que se faça isso pelo menos uma vez por semana. No inverno, deve-se aproveitar ao máximo os momentos de sol.
Outra dica importante é colocar uma capa impermeabilizada tanto nos colchões como nos travesseiros. E em cima colocar lençol e fronha normalmente. De acordo com Mônica, a capa é importante para evitar com que os ácaros se multipliquem.


“Comer na cama nem pensar. As migalhas também contribuem com a proliferação dos ácaros”, explica. “A maioria dos pacientes que aparecem com crises alérgicas respiratórias nem imaginam que a falta de higienização na cama pode ser uma das principais causas de tantas crises”, explica.


 O tratamento é realizado com medicamentos, mas a mudança de hábitos é fundamental para combater o problema. “Não adianta nada se entupir de remédios se o foco do problema não for resolvido”, explica.


Quando trocar?
O tempo de duração de colchões e travesseiros depende de cada material e fabricante. Por isso, na hora da compra é importante ficar atento a todos os detalhes. Normalmente o tempo de vida dos colchões é de até seis anos, mas dependendo da qualidade, a troca destes objetos deve ser em um tempo menor. Para os travesseiros, o tempo de validade pode variar de um a três anos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.