Xerostomia gera incômodos em razão da falta de salivação | Boqnews
Foto: Divulgação

Problemas Bucais

12 DE JUNHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Xerostomia gera incômodos em razão da falta de salivação

Os indícios de que o indivíduo apresenta o distúrbio salivar são, justamente, a sensação da boca seca e o mau hálito

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Overcome your fear of dentists, and your should be able to take your teeth to the grave with you. Regular dental checkups can also help you spot other potential health problems early. (SHNS photo courtesy photos.com)

Overcome your fear of dentists, and your should be able to take your teeth to the grave with you. Regular dental checkups can also help you spot other potential health problems early. (SHNS photo courtesy photos.com)

A xerostomia ou hipossalivação, popularmente conhecida como falta de saliva na boca, é uma doença que gera incômodo, feridas e até mesmo pode desencadear outros problemas, como cáries, por exemplo. O Ph fica ácido e ocasiona erosões, infecções por toda a região bucal e, em casos mais graves, a deterioração dos dentes.

Os indícios de que o indivíduo apresenta o distúrbio salivar são, justamente, a sensação da boca seca e o mau hálito. Normalmente, cada ser humano secreta por volta de um litro de saliva por dia, quantidade regulada pelo sistema nervoso autônomo, que controla a digestão.

A perda do apetite, dificuldade na hora de engolir e de sentir o gosto dos alimentos são outras situações constantes em quem tem a disfunção. Os idosos são os que mais sofrem com esse transtorno, porém a xerostomia independe da idade.

O dentista Roger Vasconcellos comenta que as pessoas mais velhas acabam diminuindo a produção da saliva. “Eles vão tendo cada vez mais a sensação de boca seca e um problema é que as próteses dentárias não ficam presas e acabam caindo. Isso gera um incômodo e machuca a boca do paciente”.

A saliva tem função antisséptica, ajuda na digestão e na fala. Quando essa secreção apresenta problemas, aumentam os riscos da boca ficar desprotegida de bactérias e surgirem rachaduras na língua.

As causas da xerostomia são diversas. Estresse, problemas nas glândulas salivares, diabetes e sintomas decorrentes de tratamentos cancerígenos são as principais delas. Muitos medicamentos também influenciam na produção de saliva e podem provocar a hipossalivação como efeito colateral.

Os usos demasiados de antidepressivos, calmantes, antialérgicos e remédios diuréticos também ocasionam a patologia.

Vasconcellos aconselha que as pessoas se hidratem bastante e tenham cuidado na hora de praticar receitas de emagrecimento. “Hoje em dia todo mundo quer fazer dieta e não têm noção de que alimentos inadequados fazem com que se altere a produção salivar”, diz.

O dentista também explica que, em meio a tratamentos, existe a possibilidade de produzir saliva artificial em farmácias de manipulação. “Especialmente em idosos, a saliva artifícial é uma fórmula que a pessoa coloca na boca e acaba estimulando a saliva. Mesmo não sendo igual a de uma pessoa normal, esse método ajuda bastante”.

Em contraponto, existem individuos que salivam excessivamente. Nesses casos, a dificuldade de engolir é o principal fator que eleva a produção da secreção. Aparelhos e dentaduras também podem fazer com que a haja a disfunção.

Nesse quadro, Vaconcellos explica que o tártaro é frequente. “A salivação em excesso faz com que o Ph fique alcalino e a partir disso as placas bacterianas se reproduzem. O método mais adequado é efetuar a raspagem para tirar esse tártato ou restaurações para amenizar as dores que acabam dando sensibilidade”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.