Bem Estar | Boqnews

Opinião

22 DE JULHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Bem Estar

O colaborador José Roberto Vasconcelos dá dicas como as viagens ajudam na qualidade de vida

Por: José Roberto Vasconcelos
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A nossa alma anela pela paz de espírito. Desejosa da leveza do perdão que nos torna livres. Liberdade de ir e vir. Viajar e conhecer outras culturas. Isso faz bem para nossa saúde física e psíquica.

Grandes nomes da História tiveram em comum a visão cosmopolita. Foram  pessoas cultas, esclarecidas. Gandhi estudou direito na Inglaterra. M. L. King visitou a Índia, especialmente, o mausoléu do Mahatma, naturalmente retirando os sapatos. Saturnino de Brito conheceu cidades estrangeiras dotadas de estações de tratamento dos seus esgotamentos sanitários e superfícies ajardinadas com grandes avenidas traçadas embelezando e arejando capitais. Agatha Christie, além de usufruir de de duas residências na Inglaterra, uma verão e outra para inverno, buscou no Oriente Médio inspiração para uma nova fase em sua obra. Graças as viagens de D. Pedro II o telefone, lançado nos EUA, chegou mais rápido ao Brasil. E muitos outros exemplos encontraremos na História.

Viajar. Tomar conhecimento de outras civilizações. E trazer para nossa realidade tudo que possa contribuir para o bem-estar coletivo e, claro, individual.

Podemos até recorrer a  livros e periódicos, mas é no in loco que captamos a essência plenamente. Dormir e acordar noutra cultura, sair da mesmice, respirar outros ares. Saborear outro desjejum. Ouvir falas diferentes. Ver outras belezas humanas, naturais e criadas.

Aqui em nosso país a diversidade cultural, geográfica, histórica e socioeconômica formam três complexos regionais* característicos, a saber: Amazônico, Nordestino e Centro-Sul. Cada uma com sua alma própria.

Então planeje e viaje. Pare antes que seu corpo o obrigue a fazê-lo.

(*proposta de regionalização elaborada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967).

José R. da S. Vasconcelos.

[email protected]

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.