Escola para a Vida | Boqnews

Cursos

11 DE JULHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Escola para a Vida

O colaborador José Roberto da Silva Vasconcelos traz uma nova análise sobre a importância da evolução na Educação.

Por: José Roberto da Silva Vasconcelos
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Caso a escola fundamental se preocupasse menos com o saber enciclopédico e mais em preparar o aluno para a vida prática teríamos pessoas mais aptas a sobreviver na selva de pedra. Seres humanos versáteis, prósperos e felizes. Não digo negligenciar o ensino acadêmico, esclareço, mas dar espaço a prática de atividades manuais, inclusive no contexto das disciplinas estudadas.

Artesanato, Corte & Costura, Artes (teatro, cinema, musica, pintura, dança, escultura), Cortes & Penteados, Ciência Aplicada ao dia a dia (cuidar do orçamento doméstico, marido de aluguel, cuidados com animais e idosos, jardins & hortas, puericultura, zelo do lar, noções de gastronomia. introdução a filosofia, psicologia e ecologia entre outros). E sem precisar de escola integral. Basta rever os conteúdos e deslocar para o ensino médio, conforme a área de interesse do aluno, fórmulas e conhecimentos específicos úteis para especializações. Para o 1.o ano  generalidades como vitrine das áreas das profissões técnicas e superiores. Já o 2.o e 3.o anos médios foco na escolha: Exatas, Biológicas & Saúde, Humanas e Tecnológicas.

Cabe lembrar a história, a qual virou livro, de um adolescente que era dez na feira e zero na escola. Ele se atrapalhava com os cálculos impostos. Mas na feira soube calcular 300 gramas de tomate para a sua professora, a qual só o reconheceu ao pagar o produto, maravilhada de como ele conseguiu fazer as contas certas e de cabeça. Sem calculadora ou balança eletrônica, que à época nem os feirantes tinham.

Esses conhecimentos práticos ajudariam a ter resiliência, ou seja, capacidade de enfrentar de cabeça erguida os revezes da vida e dar a volta por cima.

Ainda precisamos nos vestir, calçar, alimentar, higienizar, criar arte, executar consertos diversos. E, até que se aperfeiçoem robôs e os tornem seguros e a preços acessíveis, teremos trabalho para todos. Aliás, já assistimos o quase extinção de profissionais e profissões antes valorizadas. E, com a informatização, o nascer de outras. Tudo evolui.

A chave para a Educação está no verbo EVOLUIR. Se o conjugarmos no presente do indicativo poderemos chegar ao futuro melhor do que hoje. E sem esquecer que já caminhamos, inexoravelmente, para uma nova sociedade em que saber fazer e viver harmoniosamente com a natureza serão fundamentais a nossa sobrevivência.

[email protected]

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.