Lava-Jato e Machado de Assis | Boqnews

Operação Lava-Jato

14 DE SETEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Lava-Jato e Machado de Assis

Leitor compara tópicos da Operação Lava-Jato com o conto O Alienista, de Machado de Assis, em relação ao comportamento de boa parte das pessoas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ao saber que estão tentando um acordo de leniência no caso da Operação Lava- Jato de corrupção na Petrobrás, ocorreu-me fazer uma analogia com o conto de Machado de Assis, “ O Alienista”.
No conto Simão Bacamarte, médico psiquiatra, constrói um manicômio na Cidade para abrigar todos os loucos da Cidade. Ele começou a internar os casos de loucura e outras internações todas aceitas pela sociedade, todavia em determinado momento ele começou a enxergar desvios de comportamentos em quase todas as pessoas da sociedade e começou a interná-las, o que começou a causar incômodo e reclamações da sociedade. Quando já tinha internado a grande maioria das pessoas da cidade, muito criticado pelos ainda não privados de liberdade, sentiu que algo estava errado em sua teoria, pois não poderia ser que todas as pessoas da cidade portassem desvios de conduta ou estivessem loucas?! Se a maioria das pessoas apresentava desvios de personalidade, louco então seria a pessoa íntegra com firmeza de caráter! Ao final desolado, ele solta todo mundo e se interna sózinho no manicômio para o resto de sua vida, e assim a cidade volta a normalidade.
O acordo de leniência visa a extinção da punição das Empresas envolvidas na corrupção da Petrobrás, porque se todos os envolvidos forem punidos, Petrobrás, Empreiteiras, Políticos etc o Brasil irá parar, e isso não pode acontecer. A paralização da Petrobrás acarretará desemprego em massa, enfim a sociedade se tornará um caos ingovernável, muito mais do que já está. E nem me perguntem como ficará se os Donos das Empresas e Diretores forem presos, e as suas Empresas continuarem a contratar com o Poder Público? Então para salvar a sociedade o acordo de leniência faz-se necessário, é uma espécie de anistia geral para volta a “normalidade”, como fez, o médico Simão Bacamarte, como fizeram com a “Geni” da música do Chico Buarque.
A corrupção á uma doença endêmica digna de “internação no manicômio” do Alienista, mas assim como no Conto, o médico teve que se internar para salvar a Cidade, admitindo ser ele o único louco, os corruptos e corruptores também deverão ficar soltos e/ou terão um abrandamento das penas que lhes serão impostas, e os íntegros de caráter deverão ser afastados “internados no manicômio” para voltarmos a normalidade social, quanta insanidade!
José Antonio Martins

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.