Leis, direitos e justiça | Boqnews

Fala do leitor

20 DE SETEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Leis, direitos e justiça

Texto enviado por João Silvino, morador do Guarujá

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quando pesquisamos sobre leis, nos deparamos com um montão de explicações e orientações sobre suas origens, mas ao que me consta, muitos estudiosos deste assunto, muitos que devem aplicá-las de forma correta, fazem vistas grossas para muitos casos. Justiça não é diferente de leis e ambas caminham lado a lado, mas em alguns momentos a justiça se transforma em injustiça, deixando as leis para segundo plano.

Quando procuramos a palavra direito, descobrimos que não significa recreação ou obediência a um país com sistema político ditador, democrático, monarca ou ameaçador ao seu povo. Atualmente, o direito de defesa de qualquer animal por maus tratos está sendo mais considerável e praticado à risca, do que os direitos entre pessoas, mesmo que estas pessoas sofram todos os tipos de violência.

O fato é que, direito no Brasil nunca será para pobre, por se tratar de artigo de luxo e de custos elevadíssimos.

Alguns questionamentos sobre direitos: Com que direito, somos obrigados a sofrer maus tratos em ônibus, trens e metrôs hiper lotados? Com que direito somos obrigados ao péssimo atendimento nos serviços básicos prestados pelos estados e municípios? Com que direito devemos aceitar aos políticos golpistas, que nos roubam, praticam todo o tipo de corrupção e ainda se dizem nossos representantes? Com que direito somos obrigados a pagar salários exorbitantes para políticos com cargos eletivos, mas que trabalham menos que um reles mortal e ainda aumentam seus ganhos? Com que direito somos obrigados a aceitar tantas mentiras do poder público, sem justificar suas incompetências administrativas? Com que direito devemos aceitar que a força do dinheiro tire um culpado da cadeia, enquanto um inocente pague por ser pobre? Com que direito somos obrigados a acreditar que as leis e justiça são feitas e aplicadas de forma igualitária, mas não são? Com que direito uma só caneta de um só juiz pode condenar ou decidir por situações, pessoas, algo que podem até estarem certos ou não? Com que direito a polícia prende assassinos perigosos, pedófilos, ladrões, golpistas, demais delinquentes e a justiça manda soltar? Com que direito somos obrigados a aceitar que crianças, idosos, mulheres sejam maltratadas sem que a justiça faça nada para que isso não ocorra mais? Com que direito somos obrigados a aceitar que pessoas ainda sobrevivam em total estado de abandono? Com que direito devemos aceitar que seres humanos tenham mais propriedades e poderes e ainda se acharem acima da moral e dos bons costumes?

Estas e outras perguntas podem não ter respostas neste país, porque o jeitinho brasileiro é praticado até por quem deveria dar exemplos bons ao restante da sociedade, mas fazem exatamente o contrário. O homem na terra é responsável por encarecer a defesa das leis e da justiça, por isso que o pobre não procura seus direitos e a violência cresce mais que a velocidade da luz.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.