Moradia tem que ser prioridade | Boqnews

Direito

21 DE JUNHO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Moradia tem que ser prioridade

Colaborador Uriel Villas Boas destaca a necessidade da região investir em habitações para diminuir o gritante déficit habitacional.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Região Metropolitana da Baixada Santista enfrenta um problema muito sério em relação a moradias.

Nos nove municípios há uma carência habitacional, levando muita gente a usar de artifícios como a ocupação de áreas, construindo casebres ou ajuntamentos.

Os exemplos estão presentes no denominado Dique Vila Gilda  (foto) na Zona Noroeste de Santos, e em terrenos de morros de algumas das cidades.

E na Vila Esperança e dos Pescadores em Cubatão.

Este é um problema que persiste há longos anos e os conjuntos habitacionais que já foram construídos não deram conta de atender à população, principalmente aquela formada por pessoas carentes.

Esta questão volta a ter destaque, com o anúncio da iniciativa do Poder Público de Cubatão de projetar a construção de um moradias para o pessoal da Vila Esperança, motivando moradores do Dique Vila Gilda a exigirem providências que solucionem os problemas daquela área.

Assim, estas duas questões motivaram os sindicatos que fazem parte do denominado Fórum Cresce Baixada, criado nos idos de 2015, quando a Usiminas encerrou atividades na produção de aço na região e que levou a uma redução sensível do seu efetivo de trabalhadores e os contratados por empreiteiras.

E desde então muitas tentativas foram feitas, visando uma solução para este sério problema.

E uma questão que motivou os sindicalistas teve como base a informação de que a siderúrgica montou projetos habitacionais com estrutura de aço, já implementados em algumas cidades de Minas Gerais e de outros Estados.

Produção em Cubatão

Diante do quadro atual de dificuldades no mercado nacional e internacional em relação ao aço, a ação coordenada com organismos públicos e o empresariado da área de construção pode proporcionar a retomada da produção em Cubatão, favorecendo a contratação de mão de obra e por extensão, voltando a contribuir com impostos e taxas para a cidade.

E o mais importante, a solução do grave problema habitacional.

Assim, os sindicalistas avaliam como complexa a situação, mas não se pode desistir sem promover debates, muita avaliação, envolvendo os setores mais diferentes.

E por certo, com muito reflexo positivo, principalmente pelo debate, muita discussão e com reflexos positivos, principalmente se o projeto habitacional amplo for implementado.

Uriel Villas Boas – Secretário de Previdência da Fitmetal-Federação Interestadual dos Metalúrgicos/CTB

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.