I Seminário Internacional Oceanos Livres de Plásticos acontecerá dias 7 e 8 | Boqnews
I Seminário Internacional Oceanos Livres de Plásticos

Meio Ambiente

05 DE JUNHO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

I Seminário Internacional Oceanos Livres de Plásticos acontecerá dias 7 e 8

Especialistas debaterão o problema que pode afetar a subsistência da humanidade. Além disso o encontro terá o lançamento, do Movimento Internacional Break – Free From Plastic.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os oceanos contaminados por plásticos, que estão matando a flora e a fauna marinha, serão temas abordados do I Seminário  Internacional de Oceanos Livres de Plásticos, a ser realizado na Universidade  Santa Cecília  (Unisanta), entre os dias 7 e 8 de junho, no auditório do Bloco E. O evento contará com a presença de especialistas na área, do Brasil e do exterior.

As atividades integram o programa da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Santos, Instituto Pólis e o Fórum da Cidadania de Santos, com patrocínio da Codesp e apoio da SEMAM – Santos, Instituto de Pesca, Unisanta e Unifesp.

O Seminário Internacional está inserido na Grande Ação – Oceanos Livres de Plásticos, que já envolve cinco continentes. A notícia mais recente que acabou sendo transmitida pela mídia, aconteceu no último domingo (3). Uma baleia foi encontrada na Tailândia com oito quilos de 80 plásticos no ventre.

Seminário Internacional: debates do dia 7/6  (manhã)

O Seminário Internacional Oceanos Livres de Plásticos será realizado na quinta e sexta, das 9 às 12; 14h  às 16h, no Auditório do Bloco E da Unisanta, na Rua Cesário Mota, 8.

Na abertura, participam a Companhia Docas do Estado de São Paulo; Aliança Resíduo Zero Brasil; Fórum da Cidadania de Santos, Secretaria do Meio Ambiente de Santos e Unisanta.

Às 10h, o tema será Contexto Global da Poluição por Plásticos nos oceanos: campanhas e estratégias de enfrentamento – GAIA – Global Alliance for Incinerator Alternatives; ONU – Campanha Mares Limpos, Instituto Oceanográfico –  USP.

Às 11h, o Instituto de Pesca do Governo do Estado de São Paulo; o Instituto Ecofaxina, além do Instituto Mar Azul abordarão Diagnósticos: origens e tipos de detritos  nos oceanos.

 Temas do dia 7/6 (tarde)

Avanço das pesquisas sobre o impacto dos plásticos no ecossistema marinho será o temada primeira exposição  da parte da tarde, às 14h.  Participam Unifesp; Unesp; Unisanta; Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos – Instituto Chico Mendes de Biodiversidade; Ministério do Meio Ambiente – CMA-ICMBio – MMA.

Às 16h, serão apresentadas as Iniciativas regionais: planos de ação, projetos para a conservação da vida dos oceanos – a cargo do IBIM, Instituto Biopesca, Instituto Gremar (Resgate e Habilitação de Animais Marinhos), Instituto Mantas do Brasil e Instituto Albatroz.

Dia 8/6, manhã: práticas adotadas

A coleta de resíduos plásticos, práticas e responsabilidades nortearão os debates do último dia do Seminário na Unisanta.

Às 9h, Associação Nacional de Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), o Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis (MNCR), a Aliança Resíduo Zero Brasil debaterão a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Responsabilidade Estendida do Produtor na coleta e tratamento dos recicláveis.

Às 11h30, o Programa  Resíduo Zero, da Prefeitura de São Francisco/Califórnia (EUA), será apresentado on-line, durante a exposição sobre Experiências de Resíduo Zero e medidas para a redução de produção de plásticos.

Dia 8/6, à tarde: Break Free  Plastic –  on-line  e Carta Compromisso

O movimento Break Free Plastic será lançado às 14 horas, dentro do tema Práticas adotadas e soluções em perspectiva para eliminar a poluição nos oceanos. Participação do Instituto Argonauta, Gaia e Instituto Ecosurf.

O Seminário terminará com apresentação da Carta de Compromisso Oceanos Livres de Plásticos, a partir das 16h30.

A Unisanta está engajada em outras atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Mundial dos Oceanos. No próximo sábado, na praça em frente ao Aquário Municipal, haverá um Safari Fotográfico Ecológico; além de mostra de fauna e flora, por pesquisadores e alunos de Ciências Biológicas da Universidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.