Super Centro Boqueirão completa 50 anos | Boqnews
Foto: Cris Challoub e Arquivo Boqnews

Meio século

15 DE SETEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Super Centro Boqueirão completa 50 anos

Considerado o ‘primeiro centro comercial da América Latina’, o Super Centro faz parte da história dos santistas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
 Fachada Na foto maior, a fachada atual do Super Centro. Na segunda, a antiga. Quando construído, o local não tinha estacionamento, área que era reservada para os jardins.


Fachada
Na foto maior, a fachada atual do Super Centro. Na segunda, a antiga. Quando construído, o local não tinha estacionamento, área que era reservada para os jardins.

Quem não lembra das tartarugas e dos peixes que habitavam as fontes do Super Centro Comercial Boqueirão? Ou então, não se perdeu nos corredores e ficou andando em círculos até achar o estabelecimento desejado? O shopping que faz parte a história dos santistas completa completa nesta terça-feira (15) 50 anos.

Na época, a ideia de ter um centro de compras era ousada, mas mesmo assim os idealizadores Jorge Mathias, Ruy de Moraes Barros, José Maria Soares Novaes e Paulo de Oliveira arriscaram, e com ajuda do arquiteto Sérgio Bernardes, construíram o ‘primeiro centro comercial da América Latina’.

“O Super Centro era mesclado. As pessoas faziam as compras do dia a dia. Tinha peixaria, pastelaria… Já a outra parte eram as lojas”, conta o proprietário da Gardênia Flores, Felipe Villarinho, que viveu grande parte da sua vida nos corredores do centro comercial.

A Gardênia Flores foi uma das primeiras lojas a ocupar o local. Em 11 de novembro de 1965, José Villarinho Alvarez e Zélia Felipe Villarinho — pais de Felipe — abriram a primeira loja. “Nasci e cresci no Super Centro. Foi lá que fiz as minhas primeiras amizades”.

A história de Sergio Luiz Cícero, proprietário da Cícero, não é diferente. Em 2 de outubro de 1970, seu pai abriu a primeira loja que antes vendia todos os tipos de tecidos. Conforme o tempo foi passando, a loja investiu na venda de roupas.

Sergio também passou parte de sua vida no centro comercial. “Acompanhamos todas as mudanças. Onde é o estacionamento, eram jardins… O tempo passou e o Super Centro se adequou às necessidades. É uma referência aos demais shoppings da Cidade”, ressalta.

Famílias À esquerda, Sergio e sua esposa Irene com as filhas Isa e Laís, que ajudam no dia a dia da loja Cícero Modas.  À direita, Felipe ao lado das orquídeas da Gardênia Flores, referência no ramo.

Famílias
À esquerda, Sergio e sua esposa Irene com as filhas Isa e Laís, que ajudam no dia a dia da loja Cícero Modas.
À direita, Felipe ao lado das orquídeas da Gardênia Flores, referência no ramo.

 

super expoMês festivo
As comemorações tomaram conta do Super Centro em setembro. Até o final deste mês, fotos históricas do centro comercial estão expostas em uma de suas praças. Esta é uma oportunidade para recordar ou conhecer as memórias do local.

No dia 26, último sábado do mês, será cantado o tradicional parabéns com direito a bolo e ao sorteio de dois convites para o jantar comemorativo marcado para o dia 11 de outubro, no Clube de Regatas da Gama, com show do cantor Moacyr Franco.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.