Produção santista filma curta em ônibus circular em movimento | Boqnews
Bianca Munhoz/ Divulgação

Ponto final

04 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Produção santista filma curta em ônibus circular em movimento

Curta Ponto Final retrata um casal jovem negro durante uma tarde chuvosa de inverno

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
IMG_0794(1)

Bianca Munhoz/ Divulgação

IMG_0989

Bianca Munhoz/ Divulgação

Depois de seis meses de pré-produção, seleção de elenco, debates sobre importância do protagonismo do negro, chegou a hora das filmagens do curta Ponto Final, que conta a história de dois jovens negros de Santos, numa tarde chuvosa de inverno, dentro de um ônibus coletivo. O grande desafio para a produção foi viabilizar as gravações dentro do veículo em movimento. “Um ônibus é estreito, o corredor é pequeno, são muitos bancos. Então tivemos que pensar muito bem em como montar as cenas de acordo com o espaço”, conta o diretor santista Rubens de Farias. As filmagens acontecem em diversos pontos da cidade de Santos, neste sábado (4) e domingo (5).

A atriz santista Ju Damázio e o ator Cleyton Nascimento vivem os protagonistas da trama que gira em torno de sentimentos. “Exatos segundos” é o nome da música que serve de trilha sonora, composta por Jota Amaral e pelo Coletivo Teremin, especialmente para as cenas musicais do curta. O clima de romance da trama serve como pano de fundo para a discussão da atuação do negro no cinema. “Pensar tal atuação no cinema é de extrema importância para a luta contra o racismo no Brasil. Afinal, como diz Mãe Stella de Oxóssi, o negro pode ser o que ele quiser e, no curta Ponto Final, esse casal será dono de seu próprio destino”, explica Dayane Rodrigues, produtora executiva do filme.

Baseado no texto “Decupagem”, de Dayane, o curta-metragem tem direção e roteiro adaptado de Rubens de Farias e produção de Rachel Munhoz. O projeto tem apoio da Viação Piracicabana, Fórum da Cidadania de Santos, Clube do Choro de Santos, Lobo Estúdio, Alojaki Hostel, Janela Digital, Video Paradiso, Brigadeiros Dona Chita, Sandubike, Pousada Santo Antônio e Reino Doce.

Produção – A seleção de elenco aconteceu durante o mês de maio e foram escolhidos a atriz santista Ju Damázio e o ator Cleyton Nascimento para viverem o casal protagonista da história. O anúncio dos selecionados foi feito durante a festa Ponto Final, que aconteceu dia 14 de junho, no Clube do Choro de Santos. Festa que ajudou a arrecadar verba para a produção do curta e contou com o apoio e apresentação diversas atrações musicais, entres eles: a rapper Preta-Rara e a roda de samba do Ouro Verde (do Marapé).

Debate – No dia 17 de junho também aconteceu um debate, intitulado Negros Protagonistas. O encontro que aconteceu no Fórum da Cidadania de Santos e abordou temas como o protagonismo do negro na sociedade e nas artes, além de feminismo, juventude, identidade e representatividade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.