Diretoria Regional de Saúde traz especialista da USP para discutir gestão do SUS | Boqnews

Baixada Santista

01 DE FEVEREIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Diretoria Regional de Saúde traz especialista da USP para discutir gestão do SUS

Evento de recepção aos novos secretários é sexta-feira (3)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o propósito de promover o acolhimento dos novos gestores de Saúde das nove cidades da Baixada Santista, a familiarização de todos com as nuances do Sistema Único de Saúde (SUS) e explicar o papel de cada ente federativo (Prefeitura, Estado e União) na gestão da Saúde local, o Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV) promove uma Oficina de Acolhimento com a presença de todos os Secretários ou Diretores de Saúde dos municípios da região.

SUS

O SUS foi instituído há 29 anos

Encontro acontece em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), nesta sexta-feira (3), das 8h30 às 14 horas. Entre os palestrantes, destaque para a professora doutora em Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Marilia Cristina Prado Louvison, que falará sobre “Modelos de Gestão e Planejamento do SUS”. O evento será no Auditório da DRS IV (Av. Epitácio Pessoa, 415 – 1º Andar, Aparecida, em Santos-SP).

Organizadora do encontro, a Diretora Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV) da Secretaria Estadual de Saúde, Paula Covas Borges Calipo, explica que a gestão do SUS é muito complexa e que todo Secretário e sua equipe gestora devem conhecer os principais modelos e os principais instrumentos de planejamento deste que é um dos principais sistemas de saúde pública do mundo.

O SUS foi instituído há 29 anos (Constituição Federal, 1988) e definiu a articulação interfederativa na área da Saúde, no que tange o planejamento, a assistência e a organização. Ao observar as normas legais do SUS e a prática cotidiana da aplicação das mesmas, transformadas em decretos, portarias e resoluções, percebe-se a pluralidade de composição desse sistema.

A Região de Saúde tem se configurado como o território no qual é exercida a governança do sistema de saúde, nos vários fóruns de discussão, inclusive no âmbito da Comissão Intergestores Regional (CIR), em que se reúnem gestores do SUS para a tomada de decisão. Neste contexto, entendemos ser oportuno realizar esta Oficina de Acolhimento aos novos Gestores Municipais e dar as boas vindas, numa proposta de reflexão coletiva e dialogada dos problemas do cotidiano da gestão do SUS”.

Marilia Cristina Prado Louvison

Especialista em modelols de gestão SUS, Marilia Cristina Prado Louvison

Ela explica que haverá outros encontros entre os gestores da Saúde Regional. “É o primeiro de outros encontros que serão necessários para o aprimoramento e qualificação do SUS local e da regionalização e, a nossa expectativa nesta Oficina é de possamos conhecer, integrar, informar e esclarecer as principais dúvidas deste início de gestão”.

A presença da doutora da USP é um diferencial para o encontro, na opinião de Paula Covas. “Marilia Cristina Prado Louvison é uma das principais especialistas em modelos de gestão do SUS e esperamos que possam esclarecer as dúvidas e colabore para que possam optar pelas melhores modalidades de gestão para o atendimento à população. E, ainda, contribuir e disponibilizar a expertise da Universidade nesta área para o fortalecimento e qualificação do processo de regionalização da Baixada Santista”.

PROGRAMAÇÃO
8h30 – Recepção e café de boas-vindas

9h– Abertura Oficial

9h30 – “Os Gestores do SUS em cada Esfera de Governo – Estrutura do DRS/SES-SP e o seu papel na construção do SUS no Estado”Paula Covas Borges Calipo – Diretora Regional de Saúde da Baixada Santista – DRS IV

10h – “Estrutura do COSEMS e o papel do Conselho na construção do SUS no Estado”Marco Manfredini – Apoiador do COSEMS

10h30 – Grande conversa – Apresentação dos Novos Gestores e Representantes Regionais do Estado

11h15 – “Modelos de Gestão e Instrumentos de Planejamento no SUS”Profª Drª Marilia Cristina Prado Louvison – Docente da Faculdade de Saúde Pública da USP

12h15 Debate, Propostas e encaminhamentos

14h – Encerramento

Serviço
Data – 03/02/2017 (Sexta-feira)
Horário –
Das 8h30 às 14 horas
Local-
Auditório da DRS IV (Av. Epitácio Pessoa, 415 – 1º Andar, Aparecida, em Santos-SP).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.