Com o propósito de promover o acolhimento dos novos gestores de Saúde das nove cidades da Baixada Santista, a familiarização de todos com as nuances do Sistema Único de Saúde (SUS) e explicar o papel de cada ente federativo (Prefeitura, Estado e União) na gestão da Saúde local, o Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV) promove uma Oficina de Acolhimento com a presença de todos os Secretários ou Diretores de Saúde dos municípios da região.
Encontro acontece em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), nesta sexta-feira (3), das 8h30 às 14 horas. Entre os palestrantes, destaque para a professora doutora em Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Marilia Cristina Prado Louvison, que falará sobre “Modelos de Gestão e Planejamento do SUS”. O evento será no Auditório da DRS IV (Av. Epitácio Pessoa, 415 – 1º Andar, Aparecida, em Santos-SP).
Organizadora do encontro, a Diretora Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV) da Secretaria Estadual de Saúde, Paula Covas Borges Calipo, explica que a gestão do SUS é muito complexa e que todo Secretário e sua equipe gestora devem conhecer os principais modelos e os principais instrumentos de planejamento deste que é um dos principais sistemas de saúde pública do mundo.
O SUS foi instituído há 29 anos (Constituição Federal, 1988) e definiu a articulação interfederativa na área da Saúde, no que tange o planejamento, a assistência e a organização. Ao observar as normas legais do SUS e a prática cotidiana da aplicação das mesmas, transformadas em decretos, portarias e resoluções, percebe-se a pluralidade de composição desse sistema.
A Região de Saúde tem se configurado como o território no qual é exercida a governança do sistema de saúde, nos vários fóruns de discussão, inclusive no âmbito da Comissão Intergestores Regional (CIR), em que se reúnem gestores do SUS para a tomada de decisão. Neste contexto, entendemos ser oportuno realizar esta Oficina de Acolhimento aos novos Gestores Municipais e dar as boas vindas, numa proposta de reflexão coletiva e dialogada dos problemas do cotidiano da gestão do SUS”.
Ela explica que haverá outros encontros entre os gestores da Saúde Regional. “É o primeiro de outros encontros que serão necessários para o aprimoramento e qualificação do SUS local e da regionalização e, a nossa expectativa nesta Oficina é de possamos conhecer, integrar, informar e esclarecer as principais dúvidas deste início de gestão”.
A presença da doutora da USP é um diferencial para o encontro, na opinião de Paula Covas. “Marilia Cristina Prado Louvison é uma das principais especialistas em modelos de gestão do SUS e esperamos que possam esclarecer as dúvidas e colabore para que possam optar pelas melhores modalidades de gestão para o atendimento à população. E, ainda, contribuir e disponibilizar a expertise da Universidade nesta área para o fortalecimento e qualificação do processo de regionalização da Baixada Santista”.
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Recepção e café de boas-vindas
9h– Abertura Oficial
9h30 – “Os Gestores do SUS em cada Esfera de Governo – Estrutura do DRS/SES-SP e o seu papel na construção do SUS no Estado”– Paula Covas Borges Calipo – Diretora Regional de Saúde da Baixada Santista – DRS IV
10h – “Estrutura do COSEMS e o papel do Conselho na construção do SUS no Estado” – Marco Manfredini – Apoiador do COSEMS
10h30 – Grande conversa – Apresentação dos Novos Gestores e Representantes Regionais do Estado
11h15 – “Modelos de Gestão e Instrumentos de Planejamento no SUS” – Profª Drª Marilia Cristina Prado Louvison – Docente da Faculdade de Saúde Pública da USP
12h15– Debate, Propostas e encaminhamentos
14h – Encerramento
Serviço
Data – 03/02/2017 (Sexta-feira)
Horário – Das 8h30 às 14 horas
Local- Auditório da DRS IV (Av. Epitácio Pessoa, 415 – 1º Andar, Aparecida, em Santos-SP).