O que vem por aí…
6º Encontro de Criadores
Voltado à economia criativa, o projeto idealizado pelo produtor cultural Heitor Cabral acontece desde sexta (5) e vai até domingo (7). No sábado, das 14 às 22h, e domingo, das 12 às 22h, na Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 96, no Centro Histórico), com diversas atrações. São mais de 200 profissionais das áreas de Moda, Decoração, Gastronomia (food bikes e food trucks), Música, Cinema, Produção Cultural e Artesanato. Serão cerca de 30 estandes onde empreendedores podem vender seus produtos, além de debates, palestras, exposições e apresentações musicais. A entrada é gratuita, porém pede-se a doação de um livro ou agasalho, que serão revertidos à biblioteca do Instituto Arte no Dique e ao Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS).
95 anos de Paulo Freire
O livro produzido pelo Núcleo de Ensino a Distância da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e publicado pela editora Clube dos Autores, 95 anos de Paulo Freire terá novo lançamento, com tarde de autógrafos neste sábado (6), das 14h às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto. A entrada é gratuita. A obra traz coletâneas e pesquisas científicas sobre a aplicação do pensamento de um dos mais célebres educadores mundiais em diversas áreas do conhecimento. Em versão física e em E-Book, o livro pode ser comprado, também, na loja virtual do Clube dos Autores, pelo link: https://www.clubedeautores.com.br.
Lançamento
Do livro Mar Selvagem- Vicente de Carvalho Revisitado (Márcio Barreto (Org.) – Editora Imaginário Coletivo) – uma antologia em homenagem ao poeta Vicente de Carvalho. O livro reúne escritores, editores, músicos, compositores, bailarinos, atores e artistas visuais inspirados na obra do Poeta do Mar. Neste sábado (6), às 19h, na Estação Cidadania (Av. Ana Costa, 340).
Umas & outras
Nova economia, novos modelos
A tecnologia chega cada vez mais forte criando novas possibilidades. Com isso, surgem também mais negócios inovadores onde o intermediário começa a ser suprido pelas plataformas, pelos aplicativos, pelas facilidades e pelos bons preços alcançando diretamente os clientes e consumidores. Estamos falando desde os pequenos negócios ligados à criatividade, como os bazares criativos, food truck, food bike, space maker (faça você mesmo) até os negócios que estão revolucionando o modo de viajar de turistas, como o Airbnb e o de mobilidade, como Uber, Spotify, entre outros. A questão é que as cidades e suas legislações também vão ter que se adequar a uma realidade que só tende a crescer em vários outros segmentos. Toda inovação gera resistência e é aí que os municípios precisam pensar rapidamente em como caminhar junto com esses novos modelos de negócio. O fato é que o consumidor sabe muito bem o que quer e onde buscar a melhor opção. Por isso, o foco tem que ser nele. Não adianta querer jogar contra. Claro, também devem ser taxados de alguma forma.As regulamentações devem acontecer sem excessos, gerando novas receitas que possam ser utilizadas, por exemplo, em investimentos no turismo, como no caso do Uber e do AirBnB. Em Lisboa, AirBnB e a Câmara assinaram um acordo de uma taxa de 1 euro por dia a ser recolhida em cada locação, com teto de 7 euros, e esse dinheiro é aplicado no Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa. É isso aí, não tem volta.

Deixe um comentário