Giro cultural | Boqnews

Opiniões

13 DE MAIO DE 2017

Giro cultural

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

denise

 

O que vem por aí…

Virada Cultural
Em Santos, agendada para 27 e 28 de maio, terá quatro atrações: Tiê, Marina Lima, As Bahias e a Cozinha Mineira e Alcione!

Edital
A Fundação Itaú Social disponibiliza o edital para a destinação de recursos aos Fundos da Infância e Adolescência (FIA), com o objetivo de apoiar projetos que contribuam para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de todo o País, gestores dos fundos, podem inscrever suas propostas até às 18 horas do dia 4 de agosto. Informações: www.fundacaoitausocial.org.br.

Feira de Orquídeas
Neste final de semana (13 e 14), no Orquidário de Santos. Em comemoração ao Dia das Mães, será sorteado uma Phaphiopedilum, a Orquídea Sapatinho. Entrada franca para a feira pelo portão lateral (lado esquerdo), das 9 às 17 horas.

 

Umas & Outras

Dia das Mães, sua origem
Anna Jarvis, reconhecida como idealizadora do Dia das Mães na sua forma atual, é a filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial à sua homenagem e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos EUA, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães. A data foi celebrada pela primeira vez em 9 de maio de 1914. Com a crescente difusão e comercialização do Dia das Mães, Anna Jarvis afastou-se do movimento, lamentou a criação e lutou para a abolição do feriado.

Dia das Mães no Brasil
No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas, em 1932, a pedido das feministas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano. Em 1947, a data também passou a fazer parte do calendário oficial da Igreja Católica. Uma data de lembrança e de valorização às mães, que também se tornou a segunda melhor data para o comércio.Independente dos presentes, poder estar como mãe ou como filha é uma dádiva. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.