A exposição Retratos da Cidadania: arte e obras do Ministério Público está em Santos, no litoral paulista.
O retorno para os cofres públicos do dinheiro desviado pelo ex-prefeito Paulo Maluf; o impulso à criação de mais de 85 mil vagas em creches.
A operação que gerou a prisão da ex-prefeita de Ribeirão Preto Dárcy Vera.
O fim de um programa ilegal de retirada de rins de cadáveres; a repatriação de mais de US$ 4 milhões em obras de arte adquiridas e desviadas ilegalmente pelo banqueiro Edemar Cid Ferreira.
A cassação de políticos eleitos após o uso de candidaturas fantasmas de mulheres.
Essas são algumas das histórias que estão na exposição que já passou pela Estação Cultura.
Além do caso Maluf, da Operação Sevandija; do caso Banco Santos; da luta pela ampliação das vagas de mais e melhores creches na cidade de São Paulo; do combate à candidatura fantasma de mulheres apenas com o intuito de cumprir a cota de gênero; do histórico caso Kalume, que revelou um dos maiores esquemas de tráfico de órgãos do país e inspirou a lei brasileira de transplantes.
Exposição
Retratos da Cidadania apresenta diferentes experiências que demonstram que a parceria entre o Ministério Público e o cidadão resulta em um aprimoramento da sociedade.
“Essa exposição é uma verdadeira prestação de contas. A partir da sensibilidade desses grandes artistas, do trabalho do Ministério Público em favor da sociedade”, diz o procurador-geral de Justiça de SP, Gianpaolo Smanio.
O Ministério Público do Estado de São Paulo, em conjunto com a agência VML (parceira pro bono do MPSP desde 2013), entrevistou promotores de Justiça de diversas áreas de todo o Estado; cidadãos diretamente beneficiados pelo trabalho do MPSP; especialistas da sociedade civil, e levou esses relatos como inspiração a diversos artistas paulistas.
Esses que agora apresentam a sua versão do trabalho do MP em tinta, em tela, em escultura, em obra de arte.
“Com o propósito de aproximar o MPSP ainda mais da população, a mostra destaca a diversidade e a amplitude do trabalho da instituição. Através da interação dos artistas com as causas defendidas. Isso, em diferentes áreas de interesse coletivo e regiões do Estado”, acrescenta Fernando Taralli, presidente da VML.
Histórias
Até o dia 14 de dezembro, os visitantes de Santos e região também poderão conferir todas as entrevistas, em vídeo; que foram entregues aos artistas e serviram de influência para suas produções.
Histórias de mulheres atendidas pelo projeto Guardiã Maria da Penha, programa de proteção de mulheres vítimas de violência doméstica; o trabalho de combate à crise hídrica no estado de São Paulo.
Os relatos de catadores de material reciclável que deixaram a invisibilidade após a extinção do lixão de Presidente Prudente e a consequente abertura de um aterro controlado.
A história de crianças, jovens e adultos que conquistaram o nome de seus pais por meio do projeto Encontre Seu Pai Aqui.
A família que conquistou um CEP com a urbanização de uma favela em Itaquaquecetuba, e muitas outras.

Foto: Divulgação
Serviço: Retratos da Cidadania
Data: de 7 de novembro a 14 de dezembro de 2018
Horário: Dias: de segunda a sexta
Faixa etária: livre
Ingresso: grátis
Local: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão