Os dentes formam uma região muito sensível e suscetível a diferentes fatores capazes de impactar de forma negativa nossa saúde bucal.
Essas condições, por sua vez, muitas vezes causam uma dor de dente que pode ser extremamente incômoda e desagradável.
Por isso, é comum ouvirmos que a cavidade bucal é uma área que deve receber nossa total atenção e uma limpeza adequada.
Afinal os dentes e a gengiva podem ser afetados por doenças, desde cáries, gengivite, bruxismo, sensibilidade e diversos outros dolorosos quadros.
Com tantas opções, é um verdadeiro desafio descobrir o que realmente está afetando seus dentes e causando aquela dor insuportável, não é mesmo?

A qualquer sinal de dor de dente, o paciente deve procurar um dentista para evitar que o problema se agrave. Foto: Divulgação
Veja abaixo alguns dos principais motivos para esses incômodos:
1. Cárie
A doença cárie é formada por bactérias que se alimentam da sacarose presente nos alimentos açucarados e a transforma em um ácido capaz de corroer os minerais presentes nos dentes até destruí-los completamente, em uma perspectiva mais negativa.
Conforme o avanço desse quadro, a cárie penetra no local em que estão as terminações nervosas. Nesse momento será possível sentir uma dor localizada e extremamente desagradável.
2. Retração gengival
Nesse quadro, a gengiva se retrai e os dentes ficam mais expostos. Essa condição costuma avançar lentamente e pode acontecer em um ou mais dentes.
O avanço dessa doença causa a exposição da raiz do dente, o que por sua vez é responsável por proporcionar dores e incômodos nos dentes afetados.
3. Traumatismos nos dentes
Afinal, muitas pessoas costumam ser afetadas por choques e traumatismos nos dentes.
Porém, só algum tempo depois que poderá ocorrer a mortificação da polpa, o que pode gerar dores e incômodos na região.
Sendo assim, é extremamente importante consultar um dentista após qualquer traumatismo à boca.
Além disso, os praticantes de esportes que envolvem contato devem utilizar protetores bucais e itens de segurança, que podem ser produzidos em um consultório odontológico com o material adequado.
Fatores que podem ocasionar problemas
Apesar de milhões de pessoas sofrerem com esses problemas, existem alguns fatores que aumentam a probabilidade do contato com essas condições.
Portanto, confira uma lista com as principais variáveis que podem afetar a sua saúde bucal:
Idade
A idade pode influenciar na vulnerabilidade de cada pessoa para sofrer com os quadros citados acima.
Uma criança ou adolescente, por exemplo, está mais propensa a sofrer com cáries e alguns outros problemas, pois a dentição ainda não está estabilizada como a dos adultos.
Por outro lado, algumas condições periodontais costumam aparecer com a idade. Dessa forma, é importante não descuidar da higiene bucal em nenhum momento de sua vida.
Alimentação inadequada
Além disso, todo mundo já ouviu em algum momento da vida sobre como o excesso no consumo de açúcar pode ser prejudicial, não apenas para os dentes, mas também a saúde em geral.
Além de propiciar a doença cárie, o consumo de muitos doces pode causar diabetes e outras doenças piores.
Diante disso, os dentistas dizem que não é necessário cortar totalmente o açúcar, basta controlá-lo e ter uma excelente higienização bucal.
Escovação da forma incorreta
Portanto, uma escovação possui como objetivo realizar uma limpeza completa no trato bucal, eliminando bactérias e evitando o desenvolvimento de possíveis situações danosas à saúde da boca.
Sempre é importante pontuar que:
● é importante escovar os dentes ao menos três vezes durante o dia, após as refeições;
● não utilize creme dental em excesso;
● realize a limpeza em todos os espaços de sua boca, especialmente em todas as superfícies dentárias;
● para aprender a realizar a escovação “perfeita”, consulte um dentista.
O que fazer?
Ao sentir qualquer dor ou incômodo nos dentes é extremamente importante consultar um dentista e realizar um check-up.
Atualmente, existem exames complexos capazes de fornecer uma análise completa da dentição e da saúde bucal em geral de uma pessoa.
Muitas vezes sentimos uma pequena dor nos dentes ou na gengiva, mas acreditamos que é algo passageiro e que deve melhorar com o tempo.
Assim, a verdade é que essa situação pode revelar um grande problema que, se não for tratado, pode acarretar em graves consequências.
Por tudo isso, é importante visitar um dentista regularmente, realizar uma boa higienização dentária (escovação e uso de fio dental) e evitar o consumo exagerado de doces.