“São Vicente, para sempre a primeira” é enredo de escola de samba de SP | Boqnews
Foto: Divulgação
26 de fevereiro de 2019

“São Vicente, para sempre a primeira” é enredo de escola de samba de SP

Berço da democracia nas Américas, São Vicente é o tema da escola de samba Primeira da Aclimação, terceira a desfilar pelo Grupo de Acesso II da cidade de São Paulo, no sábado de Carnaval (2), na Av. Alvinópolis (Vila Esperança).

“São Vicente, para sempre a primeira” contará com dois mil integrantes na pista. Serão 14 alas, quatro carros alegóricos com média de 20 metros de comprimento e quatro metros de altura, e três tripés.

A agremiação confirmou que Martim Afonso de Sousa estará representado no carro abre-alas – uma réplica da caravela que aportou no Gonzaguinha em 1532.

A narrativa da história de São Vicente foi dividida em três partes no enredo: o início, contado de forma criativa, mas fiel à verdade histórica; a atualidade e evolução da Cidade; e ‘São Vicente na passarela’, demonstrando a grandeza do Município.

Após a passagem do navegador português, o segundo carro alegórico terá como enfoque “as águas”.

Na sequência, uma homenagem a São Vicente Mártir, com a escultura em isopor do padroeiro da Cidade que leva seu nome.

O fechamento será com o “Carro da Cultura”, que além de representar a parte cultural de São Vicente, mostrará pessoas relevantes na história recente da Cidade.

Preparação

A produção dos figurinos, alegorias e demais detalhes estão sendo confeccionados em São Vicente, no barracão situado no Itararé, na divisa com Santos.

Já os carros alegóricos e as estátuas foram preparados em São Paulo.

Foram sete meses de trabalho contínuo para proporcionar um desfile de qualidade, rumo ao grupo de elite do carnaval paulistano.

Já os dois mil componentes ligados à “Primeira da Aclimação” estão ensaiando arduamente desde dezembro.

Retomada

Convidados há quatro anos para auxiliar na produção da escola de samba “Primeiro da Aclimação” de São Paulo, o grupo carnavalesco de São Vicente, remanescentes da “Última Hora”, aceitaram o desafio de retomar a escola ao grupo de elite da Capital.

A equipe é formada por Jota Muniz, responsável pelos enredos; Orlando da Mocidade, pelas fantasias; Weldel Cortez e Cunha, cuidando dos adereços e alegorias; e, na liderança, Mazinho da Última Hora.

Nestes quatro anos de trabalho à “Primeira da Aclimação”, os enredos feitos por Jota Muniz e Mazinho, ambos de São Vicente, emplacaram quatro títulos e um vice-campeonato.

Confira o Samba Enredo na íntegra:

 

“São Vicente, para sempre a primeira”

 

As luzes da cidade,

À noite a sedução

Iluminando a Aclimação

Deixa a água molhar, a cultura rolar

É São Vicente (é sim, senhor)

Basta um só olhar para se apaixonar

Ao ver o sol poente

(2x)

Sim, eu naveguei

Te encontrei, tão linda

Fonte de inspiração

Despertou uma nação

Fez a miscigenação

Brava gente vicentina

Que ilumina meu caminhar

Sou um corsário a navegar

Aventureiro a desbravar

Um mensageiro do artista a cantar (eu sou, eu sou)

(2x)

É berço, é vila, é Brasil

Esse lugar que seduz

Terra de Santa Cruz

(2x)

Ecoou nessa cidade, meu cartão postal

A praça, a feira, a ponte iluminou

A mão de Deus então abençoou

A nossa mãe natureza me encantou

O vento então soprou, a brisa me levou

Pra passarela

Sou sambista, sou amor

Sou Primeira, meu amor

Vou na onda da batera

Tem festa, tem show

Na prancha eu vou

Tem futebol

Minha escola é quem passa

Embala na raça

Na praia é dia de sol

(2x)

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.