Eventos marcam a instalação de dois cursos de Medicina em Guarujá | Boqnews
Divulgação

Ensino Superior

25 DE MARÇO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Eventos marcam a instalação de dois cursos de Medicina em Guarujá

Unoeste e Unaerp inauguraram, oficialmente, seus cursos de Medicina. A Baixada Santista conta com cinco cursos, sendo outros dois em Santos e um em Cubatão.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O dia 25 de março de 2019 ficará marcado para a Cidade de Guarujá.

Tanto a Unoeste como a Unaerp instalaram oficialmente seus cursos de Medicina.

Na solenidade da Unoeste,  diversas autoridades políticas, representantes de entidades públicas e particulares, alunos, familiares, professores e funcionários estiveram no Teatro Municipal Procópio Ferreira.

Entre as quais as deputadas federais Carla Zambelli e Rosana Valle; o prefeito Válter Suman; o presidente da Câmara de Vereadores Edilson Dias de Andrade; a conselheira regional do Cremesp, Dra. Mônica Corrado.

E ainda: o diretor presidente da Associação Santamarense de Beneficência do Guarujá, mantenedora do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde Manso; os representantes da Unoeste: Dr. Gabriel Carapeba (diretor Administrativo da Apec/Unoeste e diretor da Faculdade de Medicina).

E ainda: Guilherme Carapeba (pró-reitor Administrativo) Dr. José Eduardo Creste (pró-reitor Acadêmico) e a coordenadora do curso de Medicina Unoeste Guarujá, Dra. Érika Magalhães Suzigan.

 

Solenidade da abertura do curso de Medicina da Unoeste contou com a presença de diversas autoridades. Foto: Ector Gervasoni/Divulgação

Solenidade

Em sua fala, o diretor Gabriel Carapeba reforçou o histórico da Unoeste na formação médica e o quanto a universidade tem contribuído para uma melhor qualidade de vida à população dos municípios onde atua.

“Além de toda a qualidade no ensino médico, aliado às tecnologias mais avançadas do mercado, temos o compromisso com a humanização dos futuros médicos. Estes alunos fomentam o estudo de todos os outros profissionais de saúde, contribuindo para a evolução dos serviços públicos de saúde”, destacou ele, que também é médico formado pela Unoeste.

Médico, o prefeito Válter Suman destacou que Guarujá é uma cidade linda, uma ilha cercada de belezas naturais, com 27 belas praias e que tem foco no turismo como grande gerador de emprego e renda.

“Mas, também sei que temos um drama social enorme: o universo de quase 250 mil pessoas que dependem do sistema público de saúde, o SUS, e eu, enquanto médico eleito prefeito, é lógico que tenho na saúde uma prioridade. Não vamos desistir em nenhum instante, nosso momento, nossa oportunidade de deixarmos boas marcas, por isso, a Unoeste vem em um grande momento, e eu tenho certeza que todos vocês, corpo docente e discente, estarão conosco nesse maravilhoso e fantástico desafio, que é cuidar de nossa população”, completou.

 

Inauguração de campus

Após a solenidade no teatro municipal, as autoridades e convidados seguiram para o campus da Unoeste em Guarujá, em área anexa ao Hospital Santo Amaro.

O local recebeu uma placa que marcou este momento de inauguração.

A área recebeu toda a estrutura para as primeiras turmas do curso médico e a universidade já possui um terreno próximo à Praia da Enseada, no condomínio Central Park, na rua M, esquina com a rua Bolívia.

São 19,5 mil m² de terreno e que terá 16.778m² de área construída.

Sendo quatro pavimentos para receber uma estrutura ainda maior, inclusive para a oferta de outros cursos de graduação e pós-graduação, como já existe em Prudente e seguindo os mesmos passos de outra cidade paulista: Jaú.

 

 

Universidade de Ribeirão Preto, campus Guarujá, também instalou seu curso de Medicina. A cidade, portanto, passa a contar com dois cursos, a exemplo de Santos (Unimes e Unilus) Outro curso foi montado em Cubatão (São Judas). Foto: Jonathan Mello /Divulgação Unaerp

 

Unaerp

A cerimônia de instalação do curso foi realizada nessa segunda-feira (25), presidida pela Reitora Elmara Bonini.

Ao todo, serão 60 vagas semestrais.

A solenidade contou com a presença dos alunos ingressantes, autoridades, representantes da classe médica e convidados, e foi marcada pela emoção e homenagens.

Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação de violino do aluno de Medicina, Carlos Henrique da Silva Martins, que encantou os presentes.

Morador de Guarujá, ele é um dos contemplados com a bolsa de estudos pela lei municipal.

“Sempre tive o sonho de fazer Medicina. É o que eu amo e quero fazer, servir as pessoas e exercer essa profissão tão nobre”.

A reitora da Unaerp, Elmara Bonini, destaca que o projeto da Medicina em Guarujá é diferenciado, além do curso em Ribeirão Preto ser avaliado com nota máxima pelo MEC.

“Estamos felizes pela implantação do curso e vamos conseguir realizar um excelente trabalho de maneira regional, esse é nosso objetivo”.

Para a pró-reitora da Unaerp Guarujá, Priscilla Bonini Ribeiro, “é um ciclo novo de desenvolvimento educacional, econômico e social para a cidade e a região”.

 

Sonho

Estudantes de várias partes do País já iniciaram as aulas, como Heitor de Oliveira Nato Martins, que veio da cidade de Rio Verde, em Goiás.

“Era meu sonho, admiro muito a profissão de médico”.

O pai, Heitor De Oliveira Nato Neto, estava muito comovido.

“São 1100 quilômetros de distância. Mas a expectativa é que ele saia um excelente profissional”.

O calouro Raphael Eduardo de Oliveira Cavalheiro, de Ibitinga, interior de São Paulo, ficou bem impressionado com as primeiras aulas.

“Percebo agora que é realmente o que queria”, explica.

“O método (de estudo) nos desafia, mas é essa a proposta, isso é legal para melhorarmos sempre mais”.

O curso de Medicina da Unaerp tem como principal diferencial o método PBL (Problem Based Learning).

Ou seja, trabalha com a participação ativa do aluno em sistema de tutorias para construção do conhecimento.

O coordenador do curso no Campus Guarujá, Prof. Dr. Geraldo Magela Nogueira Marques, explica o foco dessa formação.

“Queremos incutir neles a formação de médicos generalistas com a sensibilidade do cuidado com a família, e que eles sejam buscadores de conhecimento, ou seja, vão aprender a aprender.”

Com o curso de Medicina, a Unaerp agregará qualidade ao atendimento de saúde à população de Guarujá e região.

Além disso, ampliará sua atuação em prol da comunidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.