Eu já sabia | Boqnews

Opiniões

11 DE OUTUBRO DE 2012

Eu já sabia

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
A coluna agradece a todas as manifestações e cumprimentos ao jornal por, mais uma vez, ter antecipado a tendência de intenção de voto em Santos, por meio da publicação da pesquisa Enfoque/Boqnews. As urnas reproduziram, assim como em pleitos anteriores, os números indicados pela pesquisa publicada na última edição.
Eu já sabia II
Mesmo tendo contrariado números divulgados por outros  institutos, a pesquisa Enfoque, apesar de questionada nos bastidores políticos, provou pelo quinto pleito municipal consecutivo que está fazendo escola e tem sido utilizada como referência metodológica por institutos que pretendem colher corretamente as tendências eleitorais. 
Eu já sabia III
O grau de confiabilidade da pesquisa Enfoque alicerça cada vez mais sua credibilidade. Afinal, são poucos os que têm coragem para publicar indicadores de intenção de voto na véspera da eleição. 
Mudou para pior
Não foram poucas as reclamações de eleitores da Zona 273ª que votavam no Colégio Canadá. Isso porque, algumas seções que funcionavam no local foram transferidas para outras escolas, inclusive localizadas em outros bairros. Em alguns casos, os eleitores que votavam no Boqueirão tiveram que se deslocar para o Gonzaga. 
Volta por cima

O vereador reeleito pelo PSB, Benedito Furtado (foto), era só sorrisos ao término da contagem de votos. Além de ter garantido mais um mandato, Furtado não escondia de ninguém a satisfação de ver sua tese política sagrar-se vitoriosa.
Volta por cima II
Contrariando o cacique de seu partido, o deputado federal Márcio França, que era contrário à participação da legenda na disputa majoritária, Furtado bancou a briga e, além de garantir a manutenção da bancada do PSB na Câmara, viu a legenda fortalecida com a votação atribuída ao candidato a prefeito, Prof. Fabião.
Volta por cima III
De quebra, Furtado ainda assistiu de camarote o infortúnio acometer o candidato apoiado de forma ampla e irrestrita por França, que sequer alcançou  1.000 votos. 
Capitania hereditária
Mas, a maior derrocada de Márcio França se deu na disputa da prefeitura da Cellula Mater da nacionalidade, com a derrota de seu filho Caio para o vereador do PP, Luís Cláudio Bili, contrariando todas as pesquisas feitas no município. Sem dúvida, trata-se de um fato para estudo da Sociologia. 
A volta do calunga
A vitória de Bili em São Vicente abre espaço para que um dos caciques do PP, o deputado federal Beto Mansur, nascido em terras calungas, ocupe, com sua equipe, espaço na administração vicentina, em razão da sua experiência como ex-prefeito de Santos, onde mais uma vez foi preterido pelos eleitores recebendo uma pífia votação.
Morreu na praia
E por falar em PP, repetiu-se o ocorrido na eleição proporcional passada. O grupo de candidatos a vereador pela legenda, liderados pelo Japonês, não obteve o quociente eleitoral necessário para garantir-lhe uma única cadeirinha…
Eleição no PMDB
No próximo sábado (20), a partir das 8 horas, o Diretório Municipal do PMDB realiza eleições para eleger os membros da Executiva para o próximo biênio. A expectativa é que, desta feita, o vereador Marcus De Rosis passe a orientar os destinos do partido na Cidade.
Presidente do povo

O vereador Sadao Nakai (PSDB), reeleito com a maior votação na disputa pela vereança santista, ocupará a presidência da Câmara na cerimônia de posse de seus futuros colegas a partir de janeiro próximo, como dita a tradição da Casa. Dado ao seu sucesso das urnas – e diante da nova composição de forças no Legislativo santista – Sadao é tido como o grande favorito para permanecer no cargo com a eleição da Mesa Diretora.
Fato raro
De tantas novidades, a eleição deste ano produziu um fato raro de acontecer: todos os cinco integrantes da Mesa Diretora da Câmara de Santos desta legislatura foram reeleitos, a saber: Manoel Constantino, Marcelo Del Bosco, Adilson Jr, Benedito Furtado e Sadao Nakai.
Perdas e ganhos
O DEM, com crescimento de 1.223% em relação à votação obtida em 2008, foi o partido que obteve maior evolução na Cidade entre os candidatos ao Legislativo. O PR, com 112%; o PSDB, com 110%; e o PTB, com 42%, foram outras legendas que elevaram o número de votos em Santos.
Perdas e ganhos II
Os partidos que mais perderam espaço no cenário político local, por sua vez, foram o PV, com menos 52% de votos ;  PT (- 40%); PMDB, com (- 38%); e o PSB, com (- 36%). 
Clube do Bolinha
E como há muito não acontecia, a Câmara santista não contará com a delicadeza feminina na composição. Nenhuma das mulheres que concorreram ao cargo conseguiram se eleger neste pleito. Isso, com certeza, só Freud conseguirá explicar as razões…
Quem responde?
Quais…
serão os vereadores eleitos que irão deixar suas confortáveis cadeiras na Câmara para assumir secretarias na administração do prefeito eleito Paulo Alexandre?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.