Papo com… Alessandra pereira | Boqnews

Opiniões

26 DE NOVEMBRO DE 2010

Papo com… Alessandra pereira

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ao falar de jornalismo, televisão e educação, os olhos verdes de Alessandra Pereira brilham, transbordando não só a dedicação pelo que faz, mas também uma paixão natural. Das palavras percebe-se o conhecimento da área onde atua há 10 anos em TV universitária. Destes, cinco no programa Espaço Unisanta, no ar diariamente na Santa Cecília TV – vencedor do prêmio de melhor programa universitário no 18º Gramado Cine Video (2010), no Rio Grande do Sul, no começo do mês. Nascida no interior de Minas Gerais, onde passou toda a infância e adolescência, Alessandra cursou Comunicação Social no Rio de Janeiro, onde começou a sua formação pessoal e profissional. Com 43 anos, já completou 12 anos trabalhando em TV, como repórter, produtora e apresentadora, e 10 anos dedicados à edição do programa universitário. Além disso, é professora universitária na disciplina TV. Uma das mais talentosas profissionais da televisão regional.


Início na TV
Antes da faculdade nunca tive dúvidas sobre a minha vocação. Sempre quis ser jornalista. Mas esta fase surgiu depois de formada. Fiquei sem saber qual área seguir. Fiz até concurso para um banco. Passei, mas talvez por sorte nunca fui chamada. Quando vim para Santos, trabalhava em uma assessoria de imprensa, enquanto fazia Pós-Graduação em Comunicação Social. Foi então que surgiu a oportunidade de trabalhar na TV Brasil (SBT).


Experiência
Após um tempo trabalhando por aqui, inclusive na Santa Cecília TV, vi um anúncio em um jornal. Fui para São Paulo sem saber o que era. Quando cheguei descobri que era um teste para trabalhar no Mackenzie, no programa universitário. Neste momento, minha vida mudou. Fiquei cinco anos e depois, por um convite, vim para a Unisanta.


Espaço Unisanta
O programa surgiu há cinco anos com a proposta de ser uma revista eletrônica diária, unindo educação, cultura e cidadania, com a produção dos próprios alunos. É muito desafiador. Não existe uma rotina, até porque a equipe é rotativa. São 15 minutos diários e mais um programa especial nos finais de semana de 20 minutos.


Formação de alunos
Atualmente são nove alunos, que aprendem todo o processo de se fazer televisão. Desde a elaboração de uma pauta, a produção, entrevistas e apresentação, além de contribuir com a sua formação ética.


Conteúdo
Alguns quadros como Arte, Memória, Música, Entrevista e Cinema fazem parte do programa desde o começo. Além destes, muitos surgem, por iniciativa dos próprios alunos.


Arte e TV
Desde o começo temos uma estética forte, que muda a cada ano. O diretor de arte, junto com os alunos, é um diferencial. Afinal, a televisão é uma junção de diferentes artes.


Trilha Sonora
Adoro MPB, blues, jazz… O que influencia muito nas escolhas. Porém, muitas vezes temos que deixar nosso gosto de lado e trabalhar com diferentes estilos. É preciso tomar muito cuidado, pois da mesma forma que a música pode transformar uma edição, pode também se tornar um verdadeiro ruído. Na edição tudo tem um sentido e um porquê.


Prêmios
Já ganhamos quatro prêmios. Este último de Gramado. Um no ano passado de melhor Programa de TV, no V Festival Aruanda de Audiovisual Universitário Brasileiro, em João Pessoa. E mais  dois, também em 2009, da ABMES em responsabilidade social e sustentabilidade.


Programas universitários
Acredito que este formato ainda é pouco explorado, precisa ser mais valorizado. O que já acontece aqui é pelo apoio importante da instituição. Até porque não é fácil manter um programa diário.


Televisão. O que ver?
Costumo dizer aos alunos que devemos ver de tudo. Do bom ao péssimo, para termos todos os tipos de referência. Podemos aprender com tudo, desde uma novela, prestando atenção no roteiro e na construção de cenas até com programas mais culturais.
Entrevista por Nara Assunção


 



Umas & Outras



NO MEIO DE TANTAS…
Notícias que nos deixam arrasados, sempre tem a arte para nos trazer ao lado bom da vida. E, sem dúvida alguma, a música é uma das formas artísticas mais democráticas e ricas que colaboram com nosso bem viver. Prova disso, foi a passagem de sir Paul McCartney pelo Brasil, provando que o que é bom fica por gerações. Morumbi lotado, um show de profissionalismo e simpatia, deixando seus fãs ainda mais apaixonados. Inesquecível!


OPÇÃO ECONÔMICA…
Para quem quer estudar e trabalhar legalmente no exterior. Trata-se do programa Au Pair, modalidade de intercâmbio, indicado para jovens entre 18 e 26 anos, que querem trabalhar e aprimorar o idioma legalmente nos Estados Unidos por um ano. Os requisitos são: segundo grau completo, carteira de habilitação, nível intermediário de inglês e, no mínimo, 200 horas de experiência com crianças. O custo é praticamente das passagens, pois o jovem ganha uma bolsa de estudos e um salário semanal. Ótima oportunidade para  aprimorar o inglês, além da experiência internacional!!


MESA BRASIL
Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, desenvolvido pelo Sesc de Santos e outras unidades do estado. Um importantíssimo programa, cujo objetivo é minimizar a fome diminuindo o desperdício de alimentos, evitando que eles sejam descartados em supermercados, feiras, sacolões, sendo distribuídos onde faltam. São asilos, albergues,casas de apoio, entidades os beneficiados pelo programa. O Mesa Brasil Sesc Santos atende as cidades de Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e Cubatão contando com 62 parceiros doadores e 58 instituições beneficiadas. Programa exemplar!!


LUXO SÓ
Para a “empresária” de artigos de luxo, Tânia Bulhões, que sonegava escandalosamente impostos, assim como a moça da Daslu – a pena sofrida será a prestação de serviços comunitários – “premiação” concedida por ter confessado à justiça seus feitos contábeis. Para o réu Roger Abdelmassih, médico acusado de estupro por 37 pacientes, a condenação será de 278 anos de prisão.


LUXO SÓ II
Mas, todavia, entretanto..como o réu tem 67 anos e a pena máxima no país é de 30 anos – e contando que os advogados vão entrar com todos os recursos permitidos pela lei, é bem possível que continue em liberdade, pelo menos por um tempo. Ah, e o ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, lembram dele? Pois é, essa semana foi visto em Nova York com a mulher e a filha fazendo compras na Gap. Em compensação, tem muita gente presa há anos, convivendo com perigosos criminosos e superlotando os presídios por ter furtado apenas uma bicicleta. Um barril de pólvora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.