A vitória contra o Atlético Sorocaba, em casa, fez brotar em Ulrico Mursa a luz da esperança de se evitar o rebaixamento para a Série A-3 do futebol paulista. No entanto, essa mesma luz voltou a ficar fraca com o forte baque sofrido pela Portuguesa Santista no domingo (15). Jogando no interior, a Briosa apanhou de 5 a 0 do Monte Azul, agora líder da Série A-2, e se afundou na lanterna do segundo escalão de São Paulo.
Mesmo motivada, a equipe santista não teve nem tempo de respirar o novo jogo, já que, com dez minutos de partida, os donos da casa já tinham 3 a 0 em seu favor no placar, graças aos gols de Borebi (5 minutos), Velicka (7 minutos) e Fabrício (10 minutos).
Abatida, a Briosa tentava embocar uma reação, mas não obteve sucesso. O mesmo se repetiu na segunda etapa, quando Fabrício, aos 2 minutos, e Jean, aos 32, ampliaram o marcador para 5 a 0, nocauteando a Rubro-Verde.
Com o resultado, a Portuguesa Santista, última colocada da A-2 com cinco pontos em 12 jogos, segue cada vez mais perto do rebaixamento para a terceira divisão. Para se ter uma idéia, a equipe, que venceu apenas uma vez até o momento na temporada, está a seis pontos do São Bento, 16º com 11 pontos e último time situado antes dos últimos quatro colocados da competição.
Faltam sete jogos para o fim do torneio, e a Briosa volta a campo domingo (22), às 16 horas, em casa, contra o Flamengo de Guarulhos, 8º com 18 pontos.