
Recurso ajudará motociclistas em todo o país. Foto: Divulgação/Google
O Google Maps lançou nesta quinta-feira (26), no Museu Café, em Santos, dois novos recursos para o Brasil.
Pensando nos motociclistas, a empresa lançou um modo especial de navegação onde permitirá que usuários visualizem trajetos mais rápidos. Assim, otimizando o tempo de trajeto.
Outros países como Índia já haviam sido contemplados com a nova funcionalidade do maps.
Além disso, demais veículos e também pedestres já conseguiam utilizar o recurso de rotas.
O outro projeto, intitulado de ‘Viajar com segurança’, informa ao usuário quando o motorista saia da rota traçada.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mais de 26 milhões de motos foram registradas no país em 2018. A frota de motos em São Paulo, por exemplo, corresponde a 15% do total de veículos.
Em Santos, por sua vez, é o dobro da capital paulista, chegando a 30%.
A Baixada Santista é a região metropolitana que concentra a maior incidência de veículos de duas rodas.
De acordo com o gerente do Google Maps na América Latina e África, André Kowaltowski, o número grande de motociclistas e a grande busca por informação, auxiliou no desenvolvimento do projeto.
“Diante desses dados e do constante crescimento do número de motociclistas no Brasil, buscamos facilitar a vida de quem utiliza esse meio de transporte para se locomover”, afirma.
Além da navegação, o recurso ajuda o usuário a comparar a diferença entre carros e motos, facilitando, desta forma, a escolha do automóvel.

Novos recurso da Google foram lançados em Santos, nesta quinta (26). Foto: Felipe Rey
Viajar com segurança
O outro recurso que auxiliará na segurança e bem-estar de passageiros de táxis e até aplicativos particulares é o Viajar com segurança.
A ferramenta será lançada nos próximos dias.
Ela permite que o usuário seja avisado caso traçada por ele comece a ser alterada.
No próprio aplicativo, após pesquisar o destino e obter as prováveis rotas, o passageiro poderá habilitar as opções “Viajar com segurança” e “Alertas de desvio de trajeto”.
Contudo, caso o motorista comece a desviar mais de 500m da rota estipulada, o aplicativo enviará uma notificação ao usuário para mostrar a localização do veículo. Podendo, desta forma, comparar com o trajeto original.
Além disso, é possível compartilhar a viagem em tempo real com amigos e familiares para que eles acompanhem.
“O Google Maps permite, tanto o compartilhamento no seu local atual quanto já saber e acompanhar a rota traçada”, salienta.
Aproveitando a Cidade
Criado em 2005, os avanços do Google Maps foram surpreendentes.
Hoje, sendo utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas, o aplicativo auxilia, além destas novas opções lançadas, a explorar a vizinhança.
Segundo o gerente, a ferramenta mostra que é possível fazer reservas em hotéis, restaurantes, salões de beleza e também conhecer pratos populares de estabelecimentos, por exemplo.
“Os usuários estão buscando mais do que rotas para fugir do trânsito, estão usando a plataforma para tirar seus planos do papel e fazer acontecer.
A plataforma utilizada para conhecer mais ainda as cidades é a “Para Você”.
Em pesquisa feita pelo Google, identificou-se que, em São Paulo, os locais mais pesquisados por paulistas são: Mercadão, MASP, Ibirapuera. Além de constantes buscas por restaurantes japoneses.
Na Cidade de Santos, segundo os dados, a maior concentração de busca fica por conta de pizzarias, seguido da Vila Belmiro, Aquário Municipal e Museu do Café.