Fundada pelos vikings e à margem do rio Liffey, a metrópole cosmopolita está sendo cada vez mais visitada por turistas, principalmente os que gostam de boa bebida e atrações noturnas.
A capital e também maior cidade da Irlanda impressiona pela arquitetura das vilas e simpatia dos moradores.
Dublin é popular principalmente pelos seus pubs. Eles são o lugar ideal para quem quer conhecer um pouco da história da capital, pois além de servir de cenário a trechos célebres da literatura irlandesa, a cidade foi palco de reunião de políticos rebeldes e para a estreia de músicos famosos.
Durante o dia, vale a pena caminhar pela cidade, considerada uma das melhores do mundo para se viver, apreciando as praças, ruas, além de museus e galerias.

Dublin também é considerada uma capital cultural, pois é a cidade de grandes escritores, como George Bernard Shaw, Bram Stoker, Jonathan Swift, Oscar Wilde, William Butler Yeats, Samuel Beckett, James Joyce e de grandes músicos como Enya, U2, entre outros.
Atrações Noturnas
Em Dublin, existem quase mil pubs que garantem à cidade uma vida noturna bem agitada.
Entres os mais conhecidos estão o Brazen Head, datado de 1198, com a fama de ser o mais antigo; o Mullingan’s, fundado em 1782, é considerado imbatível na qualidade da sua cerveja e o MC Daids, versão de um pub literário – nele há uma estante cheia de livros.
O Odeon, bar montado dentro da antiga estação de trem Harcourt Street, oferece bons pratos e jornais gratuitos aos visitantes.
A região de Temple Bar também é famosa no quesito diversão noturna. O local também tem uma variedade de brechós, sebos, lojas de discos e CDs e artesanatos. Ideal para quem gosta de comprar, mas não quer gastar muito.
Passeios
Em Dublin, é possível encontrar lugares para todos os gostos. Além dos museus, galerias, jardins e castelos há opções para os que gostam de passeios naturais. Os campos e lagos da capital são ideais.
Para os que investem em compras, a região localizada entre a Grafton Street e a Stephen’s Green é o local ideal. Lá, é possível encontrar lojas que fazem promoção de estilistas estrangeiros, além de lojas de grifes famosas. Outra rua cheia de lojas é a O’ Connel Street.
Entre os principais pontos turísticos estão o Dublin Castle – estrutura do século 13, centro do poder britânico da Irlanda por sete séculos até o governo retomá-lo em 1922; o Museu Nacional – estabelecido em 1890, que reflete a história da Irlanda de 2000 a.C aos tempos atuais; a Catedral de St. Patrick- além da bela arquitetura, o coral é magnífico; Christ Church – a beleza dessa catedral pode ser apreciada desde a margem do rio Liffey, pois ela foi construída abaixo do nível do chão, justamente para ser apreciada a partir do rio; Trinity College – fundado em 1592 pela rainha Elisabeth I, possui uma biblioteca com 200 mil obras, e a Destilaria Jameson, que oferece passeio guiado sobre a fabricação de uísque da marca.