Saúde adota medidas preventivas contra gripe suína | Boqnews

Cidades

03 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Saúde adota medidas preventivas contra gripe suína

A Secretaria Municipal de Saúde implantou uma estratégia de atendimento no Pronto-Socorro (PS) aos pacientes que apresentarem sintomas de gripe. As pessoas que apresentarem o quadro de febre alta, tosse, dor de garganta, falta de ar, e qualquer outro sintoma que se assemelhe a gripe, deverão comparecer ao PS para receberem um atendimento especializado. A […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria Municipal de Saúde implantou uma estratégia de atendimento no Pronto-Socorro (PS) aos pacientes que apresentarem sintomas de gripe. As pessoas que apresentarem o quadro de febre alta, tosse, dor de garganta, falta de ar, e qualquer outro sintoma que se assemelhe a gripe, deverão comparecer ao PS para receberem um atendimento especializado.


A medida visa prevenir o surgimento do vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecido como gripe suína. Segundo a diretora municipal de Vigilância à Saúde, Maria Aparecida da Silva, até o momento não foi confirmado nenhum caso da gripe. “Não há necessidade de alarde. As medidas adotadas são apenas preventivas. Caso seja tenha a confirmação de algum caso no Município, a estrutura já está preparada para tratar da doença”.


O Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Di Giuseppe, diz que as ações, além de diminuir os riscos da doença na Cidade, também ajudarão a amenizar o fluxo de pessoas nos postos e no PS. “Como os sintomas da gripe H1N1 se assemelham com os da gripe comum, é importante que os nossos profissionais estejam capacitados para o monitoramento desses casos. A população também recebe materiais educativos nas Unidades de Saúde, explicando qual procedimento deve tomar quando apresentar os indícios da doença”.


O vírus da gripe Influenza A(H1N1) tem alto poder de mutação e contaminação. Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, porém, mais agudos e incluem febre acima de 38 graus, moleza, falta de apetite e tosse. Outros indícios como coriza, garganta seca, náusea, vômito, diarréia, dores de cabeça, irritação nos olhos e dor muscular e articular, também podem acontecer.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.