Desde quinta-feira (4), vários centros esportivos de Santos estão movimentados pelos cerca de 14 mil atletas, de 220 municípios de todo o Estado de São Paulo. E neste final de semana, as competições continuam, com a estreia de cinco das modalidades extras da edição 2010 do evento: Canoa Havaiana, Canoagem, Vela, Badminton e Tamboréu.
A primeira medalha de ouro saiu para Guarulhos, na Natação PCD (Pessoas Com Deficiência), em prova disputada na piscina da Universidade Santa Cecília (Unisanta) válidas nas disputas da chamada primeira divisão. Na ocasião, Talita Fernandes venceu os 100 metros nado livre na Classe S2, garantindo, de quebra, o domínio na categoria (é a terceira vez consecutiva que Talita leva o ouro na prova).
A natação paraolímpica, aliás, trouxe os primeiros números ao quadro de medalhas dos Jogos Abertos de 2010, além de levar São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, dois dos principais favoritos a liderar a pontuação geral dos Jogos, às primeiras colocações da primeira divisão.
Santos, por sua vez, conquistou quatro medalhas entre os paraateltas.
Destaque para Carlos Alonso Farrenberg, que levou o ouro nos 100 metros nado livre para pessoas com deficiência física na Classe S13. Já Milene Simões (feminino, Classe S11) e Jilvan dos Santos (masculino, Classe S8) levaram uma medalha de prata cada, enquanto Marineide Oliveira, na disputa feminina, Classe S13, levou o bronze.
Artes marciais
No Judô, Santos ficou com o vice-campeonato por equipes, tanto no masculino como no feminino, e ainda sonha com o título geral. O ouro em ambas foi para São Caetano do Sul. Entre os homens, o bronze ficou com Pindamonhangaba, enquanto entre as mulheres, Piracicaba ficou com o terceiro lugar.
As lutas da final do Judô ganharam destaque pelo equilíbrio. No masculino, os santistas acabaram caindo ante os irmãos Carlos e Flávio Honorato. O primeiro, aliás, é medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália, em 2000. Já no feminino, São Caetano do Sul contou com a experiência de Edinanci Silva para superar as santistas, que contaram com a atleta olímpica Andressa Fernandes na equipe.
Por fim, no Karatê, os donos da casa levaram o ouro na modalidade kata (apresentação com simulação os movimentos dos golpes) por equipes.
Campo e quadra
Outras competições também começaram na quinta-feira. No Futebol Feminino, Santos, cuja base são as Sereias da Vila, golearam Guarulhos por 6 a 0, com gols de Erikinha, Joice, Dani, Carol Gaúcha e Paula.
Santos voltou a superar Guarulhos no Basquete Feminino, vencendo por 77 a 48. Já no Basquete Masculino, os santistas bateram Ribeirão Preto por 101 a 80. No Handebol Feminino Sub-21, porém, as meninas de Santos não tiveram chances contra São José dos Campos, perdendo por 23 a 15.
Águas produtivas
Se nas disputas da natação paraolímpica o domínio foi do interior, na sexta-feira (5) foi a vez da cidade-sede mostrar força e liderar a classificação geral na natação. Santos lidera a classificação geral, no masculino e no feminino, na modalidade, após as primeiras disputas deixando para trás São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. Resultados que vão subir a cidade na tabela de pontuação geral (confira o quadro acima).
A campeã mundial de Maratona Aquática Ana Marcela Cunha levou o ouro nas provas dos 200 metros nado livre e nos 400 metros medley. Quem também se destacou foi a a experiente Fabíola Molina, de São José dos Campos, ouro nos 100 metros borboleta.
Já o caratê santista, dessa vez, ficou com o bronze nas disputas por equipes do kumitê (luta). Ainda na sexta, a judoca medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Danielle Zangrando, foi homenageada durante as disputas do judô. A solenidade marcou também o encerramento da carreira da atleta, cinco vezes campeã dos Jogos Abertos na categoria Leve (até 57 quilos).
Confira a programação completa no portal dos JOGOS ABERTOS DO INTERIOR