O futebol americano do Santos estreou com o pé direito. Jogando na Vila Belmiro, na primeira da modalidade disputada em um estádio de grande porte no Brasil, o Santos Tsunami derrotou o Osasco Soldiers por 43 a 0, em confronto preliminar da final do Torneio Touchdown 2010, entre Vasco Patriotas, do Rio de Janeiro, e Vila Velha Tritões, do Espírito Santo. A equipe capixaba ficou com o título, também disputado no gramado do estádio Urbano Caldeira.
A disputa foi envolvida por muita emoção. Logo ao chegarem ao vestiário da Vila, o mesmo por onde já passaram figuras ilustres como o Rei Pelé, Robinho e hoje Neymar, os atletas se emocionaram, vários chegaram às lagrimas, numa mistura de alegria e entusiasmo. “É um momento especial, o templo sagrado do futebol abrindo as portas para o futebol americano e espero que essa iniciativa sirva de exemplo para outros clubes do Brasil”, festejou o diretor de futebol americano do Santos, Rodrigo Galvão.
No campo, a adrenalina tomou conta dos 50 atletas. Entre eles, um em especial, o ex-atacante de futebol do Santos (1995/96) e atual gerente do time profissional do clube, Paulo Jamelli. Ele atuou como kicker e fez questão de aquecer com a equipe e ficou totalmente envolvido. “Importante abrir a Vila Belmiro para esse esporte e que outros patrocinadores apareçam para investir. É um jogo emocionante, tenho certeza de que vai crescer muito”, disse animado Jamelli, responsável por três field goals.
Na partida, o Santos Tsunami deu um “passeio” no gramado. Ainda no primeiro tempo, abriu 31 a 0, e liquidou o placar em 43 a 0. Usain (apelido de Luis Aquino em menção ao velocista Usain Bolt) e Uriguelo foram os grandes destaques, cada um com dois touchdowns. Com a honra de usar a camisa 10 em plena Vila Belmiro, Usain foi outro que comemorou muito. “Quando fiz o primeiro touchdown não sabia se chorava, festejava, ainda mais herdando a camisa 10, que tem tanta mística aqui. Uma responsabilidade tremenda”, comentou.
“Esse time tem grande potencial e vamos mostrar em 2011 no Paulista e no Brasileiro”, garantiu o atacante, que fez questão de homenagear a mãe (Eva) e a namorada (Michele). “Não poderia deixar de mandar beijos para as duas, que estão trabalhando e não puderam ver o jogo, mas sei que elas torceram muito por este momento”, agradeceu. Também marcaram para o time santista Júnior e Pimenta, cada um com um touchdown, Netto, com uma conversão, e Rodrigo Stoffel, que é da defesa, com um safety. “Foi o primeiro safety da Vila Belmiro. É histórico”, garantiu.
Tsunami
Para treinar ou fazer teste para ingressar no time é preciso comparecer aos treinos físicos, todas terças e quintas-feiras, às 20 horas, na areia da praia, junto à Concha Acústica, no Canal 3, ou nos táticos e técnicos, aos domingos, 8 horas, no CT Meninos da Vila. Mais informações pelo telefone (13) 7809.2297, com Rodrigo Galvão.