17 DE FEVEREIRO DE 2012
Confira roteiros regionais para fazer no Carnaval
Carnaval para muitos é sinônimo de viagem, seja para se curtir no ritmo do samba em locais distantes ou mesmo para descansar e conhecer novos destinos. Porém, para quem ficou por aqui e até mesmo os turistas que escolheram a região como destino nesta época, a Baixada Santista – diferente do que muitos pensam – […]
Carnaval para muitos é sinônimo de viagem, seja para se curtir no ritmo do samba em locais distantes ou mesmo para descansar e conhecer novos destinos. Porém, para quem ficou por aqui e até mesmo os turistas que escolheram a região como destino nesta época, a Baixada Santista – diferente do que muitos pensam – oferece diferentes roteiros turísticos, históricos, naturais e culturais. Confira dicas de cada cidade:
Santos
Além do já tradicional passeio de bonde, pelo Centro Histórico, a Cidade também possui diferentes roteiros. Para os dias muito quentes, a dica é o passeio de escuna, que sai da Ponta Edgard Perdigão, ou então, para quem deseja ir um pouco mais distante, a Fazenda Cabuçu, na área continental, apresenta cachoeira com cerca de 10 metros de altura, descendo sobre enorme rocha e formando uma piscina natural. Informações: 0800-173887.
Guarujá
As praias são os principais atrativos da Cidade. Prainha Branca – com uma trilha de 30 minutos – é ótima opção para quem gosta de natureza e curte belas paisagens. Já para quem deseja fugir do mar, a cidade também oferece atrativos como a aquário municipal Acqua Mundo, à Av, Miguel Estéfano, 2001, na Enseada, considerado o maior da América Latina.
Bertioga
Mais ao norte, Bertioga oferece além das belas praias, passeios históricos e culturais como o Forte São João. Para um passeio mais longo e de contato com a natureza, a Usina de Itatinga também é ótima opção. A agência Caiçara Expedições (www.caicaraexpedicoes.com) realiza passeios para o local.
Cubatão
O parque Ecológico Perequê é uma das opções de lazer de Cubatão. Os mais aventureiros podem seguir uma trilha às margens do rio até chegar a uma deslumbrante cachoeira com 80 metros de queda d`água. O acesso se dá por uma estrada marginal a partir da Rodovia Cubatão-Guarujá, afastada cerca de 5 quilômetros do centro da cidade. Outra opção é o passeio de lancha pelo manguezal. Nesse roteiro é possível observar os guarás – símbolo da preservação ecológica de Cubatão – e toda a fauna e flora típica dos mangues.
São Vicente
Para quem deseja mais aventura e adrenalina, em São Vicente, à Rua 5, no Morro do Itararé, é possível fazer voo livre de parapente ou asa-delta. Informações pelo telefone 3568-8043. Na Ilha Porchat, além de ótimos restaurantes, é possível conhecer o monumento de Oscar Niemeyer, com vista panorâmica da cidade.
Praia Grande
Um dos mais tradicionais pontos de encontro da região, o Portinho oferece 26 quiosques de alvenaria equipados com churrasqueira, mesa e bancos. Há também um píer de 150 metros para quem deseja pescar ou alugar um barco – a entrada é gratuita. O passeio de escuna, que parte do próprio Portinho, também é uma boa dica. O roteiro de 1h30 inclui manguezais e mergulho na praia de Paranapuã.
Mongaguá
Localizado a apenas 600 metros do centro da Cidade, o Poço das Antas (à Rua da Cascata, s/n°) é um parque ecológico, com piscinas de água natural corrente, trilhas ecológicas e corredeiras. O visitante pode desfrutar dos quiosques, área de piquenique, sanitários e do comércio local, além de apreciar sua rica fauna e flora. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, com entrada a R$ 2,00 por pessoa.
Itanhaém
Destaque para a praia dos Sonhos , que possui 800 metros de extensão, e é uma das mais famosas da cidade. Na praia, está localizada a Cama de Anchieta. Trata-se de uma formação rochosa encravada entre o costão rochoso da Praia dos Sonhos e o mar. Tem o formato plano com pequeno aclive na parte esquerda. O acesso é feito por trilhas entre as rochas.
Peruíbe
A Colônia Veneza, que abriga a 1ª Capela de Mosaicos do Brasil, elaborada pelo artista plástico Roberto Corradini, é um dos atrativos da Cidade. Além das maravilhosas obras, a Colônia possui área de lazer e para convenções onde são realizadas exposições itinerantes.