Para quem pretende passear no feriado de Páscoa no i
nício de abril, algumas cidades no interior de São Paulo e também no Sul oferecem um roteiro especial e delicioso: o do chocolate.
Sul
Na Serra Gaúcha, Gramado é considerado o berço do chocolate artesanal porque foi onde surgiu a primeira fábrica de chocolates artesanais do Brasil. Durante a Páscoa, é realizado o Chocofest, já iniciado e e que prossegue até o dia 8 de abril. Neste período , a cidade se transforma em palco de muito encanto, emoção e doçura.
Enfeitada, ela resgata as antigas tradições de Páscoa e prepara um leque de atrações, capitaneada por Conde Guloseima e Condessa Doçura. Eles, que moram em uma terra distante, na cidade encantada chamada Gostosura, participam dessa festa para a alegria de crianças e adultos, trazendo de lá muitos doces açucarados e guloseimas.
A exposição de grandes ovos nas ruas da cidade faz parte do Chocofest, com a participação de artistas plásticos que aprimoram ainda mais a cultura em toda a decoração do evento. Tratam-se de seis ovos gigantes, cada um com um país como inspiração, levando assim um pouco de história aos olhos dos visitantes. Cada ovo contém o nome do artista que o produziu, e um breve resumo da inspiração no país que batiza o objeto.
O Mundo Encantado da Páscoa é uma das atrações do evento. Ingresso a R$ 25,00, no Palco Planeta Chocolate. Conta a trajetória de um gnomo fabricante de chocolate, que vê ameaçada a Páscoa, quando um mago poderoso e amargo tenta interferir atrapalhando o seu trabalho. Uma boa dica de passeio é a Caravana de Páscoa, que passa por vários pontos turísticos da cidade e fábricas de chocolate, com saída e chegada no Planeta Chocolate. A atração ocorre diariamente. Ingressos custam R$ 12,00.
Em Gramado, também é possígvel conhecer o O Reino do Chocolate (www.oreinodochocolate.com.br). Pertencente à Caracol – uma das marcas da cidade – o museu temático apresenta uma minifábrica e diversas alas que destacam a história do ingrediente, desde os tempos dos astecas. Uma lojinha e um café com vista para o Vale do Quilombo completam a lista de atrações do lugar. No interior do espaço temático, coelhos fabricam ovos de chocolate na mini-fábrica, onde há uma esteira em movimento e uma decoração toda automatizada. Localizado na Avenida das Hortênsias, o local funciona de segunda a sexta-feira e domingos, das 9 às 19 horas. Já aos sábados e feriados, o horário é das 9 às 20 horas.
São Paulo
Campos do Jordão – localizada na Serra da Mantiqueira, a aproximadamente 1,7 mil metros de altitude – combina com fondue e chocolate durante o ano todo. A cidade possui marcas de chococolate como Toco (tocochocolates.com.br), Sabor (sabor.com.br), Araucária (chocolatearaucaria.com.br) e ainda o Montanhês (chocolatemontanhes. com.br). Essa última existe há 25 anos e oferece ao viajante a possibilidade de visitar a fábrica, mas é preciso agendar antes pelo site.
saboroso roteiro