Os moradores e comerciantes da Rua Campos Mello, em Santos, no litoral paulista, deverão ter mais uma boa dose de paciência.
Afinal, a via passará por nova intervenção em toda sua extensão.
Será a sexta, desde o início das obras, ocorrido há mais de dois anos.
Dessa vez, a interrupção parcial servirá para a instalação dos trilhos por onde o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos passará.
Segundo a EMTU, as obras têm previsão de conclusão dos serviços em julho próximo.
Ou seja, as intervenções voltarão a ocorrer, interrompendo atividades, especialmente no trecho da calçada do lado ímpar.
Atualmente, o espaço se tornou estacionamento de veículos em vários trechos da via.
Os serviços iniciaram na semana passada pelo trecho da via a partir da Avenida Campos Salles – de menor impacto comercial e residencial.
Assim, os serviços já avançam até o cruzamento da Rua Campos Mello com Henrique Ablas.
E prosseguirão até chegar no cruzamento com a Avenida Afonso Pena, interligando com a fase 1.
Ao todo, cerca de 50 funcionários atuam na execução das etapas de escavação, instalação de massa-mola, armações, dutos e trilhos.
Além da concretagem e acabamento.
Será o maior trecho com trilhos colocados.
Houve apenas um outro trecho que recebeu o equipamento na Rua Constituição, junto à estação Universidades II, atrás do campus da Unisantos.
Fluxo mantido
Segundo a EMTU, o fluxo da via será mantido e a implantação dos postes ocorrerá conforme programação da concessionária CPFL.
A Álya Construtora, responsável pelas obras, comunicará as ações com antecedência, assegura a EMTU, responsável pela obra.
Seja por meio de comunicados físicos e eletrônicos, detalhando as ações previstas e as datas de início e término dos trabalhos.
A comunicação também serve para alertar contra o vandalismo e a importância do respeito às áreas sinalizadas e isoladas da obra, importantes para a segurança de colaboração e da população.
A empresa informa que os canais de comunicação disponíveis são (13) 99112-1281 (whats) e 3346-8700/0800-215-0011.

Previsão é que os trilhos sejam colocados em toda a via até o final de julho. Foto: Fernando De Maria
Encontro
Além disso, nesta quarta (26), às 14h30, o GAEMA – Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente promove reunião sobre as obras do VLT, na sede do órgão, no Boqueirão.
Dessa forma, o foco central será sobre a instalação de postes da CPFL durante as obras do VLT.
O encontro será presidido pela promotora Almachia Zwarg Acerbi.