Pelo trabalho que vem desenvolvendo nas áreas de Governança e Responsabilidade Socioambiental, a Prefeitura de Santos acaba de receber um importante reconhecimento da Caixa Econômica Federal (CEF) para a gestão pública.
Sendo assim, trata-se do Selo Município Azul +Caixa, certificação criada pelo banco federal.
Desse modo, para cidades que apresentam indicadores públicos que demonstrem a aplicação de boas práticas de ESG (sigla do inglês Environmental, Social and Governance, em tradução livre Ambiental, Social e Governança).
A comunicação à Cidade foi feita pela instituição bancária na última quinta-feira (11).
O Selo tem quatro níveis – Cristal, Topázio, Safira e Diamante -, sendo que cada um requer uma pontuação mínima para a concessão.
Santos está entre as primeiras cidades que obteve o certificado Safira, o segundo mais elevado na escala da premiação.
Em todo o Brasil, apenas 28 cidades (sendo sete no Estado de São Paulo) receberam o reconhecimento neste nível.
“Santos se destaca por planejar ações de forma técnica, sempre com transparência e responsabilidade. Trabalhamos tendo como foco o desenvolvimento sustentável, pensando o progresso econômico em conjunto com o desenvolvimento social e humano, em harmonia com o meio ambiente”, afirma o prefeito Rogério Santos, que complementa: “temos muitos desafios, mas seguimos atuando em prol da construção de projetos estratégicos para a Cidade e da formulação de políticas públicas que assegurem um futuro de maior igualdade”.
Classificação
Há avaliação de 20 indicadores em aspectos ambientais, sociais, de governança e climáticos.
Portanto, valorizando a adoção de soluções mais eficientes, com transparência e sustentabilidade.
Dessa maneira, com o objetivo de incentivar a gestão responsável, a melhoria da qualidade de vida do cidadão. E a otimização do uso de recursos naturais geridos pela administração pública.
O Selo tem validade de dois anos e a iniciativa da CEF apoia municípios a alcançarem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas. Com implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, que prevêm ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima.
“Este é um certificado que a Caixa implantou para auxiliar os municípios a buscar os objetivos destacados pela ONU.
Neste primeiro momento, auxilia as prefeituras para outras frentes, dando destaque ao que é desenvolvido.
Além disso, Santos está entre as primeiras a conseguir e o próximo passo será o nível Diamante, que nenhum município conseguiu ainda no País”, destaca o gerente de Governo da CEF na Baixada Santista, Rafael Rosa.