As famílias que tiveram as casas destruídas no incêndio do Caminho São José, no Dique da Vila Gilda, precisam agora da doação de alimentos não perecíveis.
São 452 famílias cadastradas pela Prefeitura de Santos que perderam suas moradias e agora contam com a solidariedade dos santistas.
As doações de roupas e calçados feitas até o momento já foram suficientes para atendê-las.
Quem puder ajudar levando itens que compõem a cesta básica deve se dirigir ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), na Avenida Conselheiro Nébias, 388.
Dessa forma, o atendimento ocorre mesmo durante o feriado prolongado: nesta sexta (8), sábado (9) e domingo (10), o atendimento será feito das 8h às 19h.
Portanto, no momento, não há mais necessidade de doações de roupas e calçados para este caso, informa a secretária de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys.
“Graças à solidariedade dos santistas, que compareceram em peso aos pontos de doação, suprimos completamente a demanda”.
Todos os pontos de doação na Zona Noroeste, como a Igreja Sagrada Família, o Instituto Arte no Dique e o Centro Esportivo Dale Coutinho encontram-se lotados de doações de roupas.
“Fico muito feliz e orgulhosa dos santistas por esta demonstração de fraternidade! E peço que, a partir de agora, quem desejar ajudar concentre esta ajuda na forma de alimentos”, complementa a secretária.

O Bom Prato do Dique da Vila Gilda funcionará neste final de semana. Pessoas cadastradas em razão do incêndio não pagam. Foto: Raimundo Rosa/PMS
Bom Prato
Dessa maneira, as famílias desabrigadas também estão sendo atendidas no Bom Prato da Vila Gilda.
Assim, ele abriu especialmente durante o feriado prolongado para auxiliá-las e não deixar ninguém desamparado durante este dias.
“É uma unidade que não abre aos feriados e finais de semana. Mas houve o nosso pedido, enquanto Prefeitura de Santos e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ao secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Gilberto Nascimento Júnior. Ele compreendeu e atendeu. Esta medida facilita muito a vida de quem perdeu tudo nesta tragédia”.
Dessa forma, os desabrigados estão tendo acesso a café da manhã, almoço e jantar.
Então, vale reforçar que os moradores vítimas do incêndio (cadastrados pela Prefeitura) podem ir direto à unidade para retirar seu alimento de forma gratuita.
Além disso, as refeições também estão sendo estendidas a moradores da comunidade.
“Muitas famílias foram para a casa de familiares e amigos e isso representa uma despesa a mais nesses lares. Então, o que pudermos fazer para amenizar estas despesas nesses lugares, a Prefeitura vai fazer, porque queremos que todos sejam atendidos em suas necessidades”, ressalta Audrey.