Neste fim de semana, eleitores de Santos têm uma missão importante para ajudar a garantir que os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sejam respeitados.
Sendo assim, no domingo (1º), das 8h às 17h, acontece a eleição do Conselho Tutelar de Santos.
Os conselheiros tutelares são responsáveis por fiscalizar e fazer valer os direitos de crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar de Santos é composto por três bases territoriais – na Zona Leste, Zona Central e Zona Noroeste – com cinco conselheiros em cada.
Na eleição deste ano, o eleitor com situação regularizada na Justiça Eleitoral tem direito a votar em três candidatos. E ao final, serão escolhidos 15 titulares e 15 suplentes. Os eleitos tomam posse em janeiro de 2024 para um mandato de quatro anos.
A eleição conta hoje com 100 candidatos que podem ser conhecidos no site https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/eleicoesconselhotutelar.

Lista com Conselheiros Tutelares. Foto: Arte Mala
No domingo, a Cidade terá 17 locais de votação, para conferir os locais, acesse neste mesmo link, na área “Onde votar”.
Desse modo, nas eleições regulares, são 120 locais de votação em Santos e todos eles já estão sinalizados com faixas indicando em qual local os eleitores daquele colégio devem se dirigir para votar.
O voto é facultativo e, para participar, o eleitor deve levar documento original com foto e o título de eleitor (esses documentos também podem ser apresentados de forma digital, desde que nos aplicativos oficiais, como o e-título e o RG Digital SP).
Desde 2019, Santos utiliza as urnas eletrônicas para as eleições do Conselho Tutelar, sendo uma das cidades brasileiras pioneiras no uso do equipamento.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.