
22 DE OUTUBRO DE 2012
São Vicente AC é vice-campeão da Segundona do Paulista
O São Vicente é vice-campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, ou seja, a equipe é a segunda melhor do Estado na Segundona. Os vicentinos não conseguiram superar o Votuporanguense fora de casa e perderam por 2 a 0 neste domingo (dia 21), no Estádio Dr. Plínio Marin, em Votuporanga. O Calungão garantiu a inédita […]
O São Vicente é vice-campeão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, ou seja, a equipe é a segunda melhor do Estado na Segundona. Os vicentinos não conseguiram superar o Votuporanguense fora de casa e perderam por 2 a 0 neste domingo (dia 21), no Estádio Dr. Plínio Marin, em Votuporanga. O Calungão garantiu a inédita conquista após avançar pelas quatro fases da competição estadual.
Com dois gols anotados pelo artilheiro do torneio Romário, que balançou a rede 18 vezes neste ano, o Votuporanguense conseguiu reverter o resultado de 1 a 0 obtido pela equipe da Baixada Santista no domingo anterior (14/10), no Mansueto Pierotti, em São Vicente, e encerrou sua participação no torneio com apenas três derrotas e o melhor aproveitamento do torneio.
Com a vantagem de jogar por um empate, o Alvinegro Calunga até jogou melhor no primeiro tempo, mas um pênalti cometido por Marcelo aos 25 minutos do primeiro tempo fez o técnico Cristiano Troisi alterar o time ainda na etapa inicial.
Entretanto a perda do título não abateu a equipe vicentina. Pois, após começar a competição como o “patinho feio” entre os times do Litoral Paulista, chegou à sua primeira final e, consequentemente, a disputa da série A3, em 2013. Além disso, alcançou o melhor desempenho de sua história, liderando os grupos desde a 3ª fase, sendo vice-campeão pela primeira vez.
Com isso, a equipe não tem por que ficar cabisbaixo. Ao menos é o que diz Troisi. “Não há do que nos envergonharmos, pois surpreendemos muita gente. Como eu disse antes do jogo, qualquer um que vencesse seria campeão com méritos, pois nem o São Vicente e nem o Votuporanguense chegaram a esta decisão à toa. Parabéns a toda esta equipe maravilhosa. Agora, nosso foco é a Série A-3”.
Um dos grandes destaques da temporada, o artilheiro da equipe, com 14 gols, Waguininho, ficou emocionado com o resultado. “Claro que queríamos sair daqui (Votuporanga) com o título, mas sabemos de todas as dificuldades que passamos e da garra que jogamos aqui. Tenho certeza que fizemos o melhor e estou muito feliz, mesmo com o vice”, afirmou o atleta.
O jogo – O São Vicente mostrou bem como seria sua postura na decisão em seu primeiro toque na bola, quando o jogador adversário disparou até a ponta esquerda e meia vicentino Marcelo vibrou muito após fazer o desarme.
O primeiro chute a gol saiu dos pés do artilheiro do torneio, Romário, que arriscou de longe e a bola parou nas mãos do goleiro Clebão. Aos 11, Dodô puxou contra-ataque e a bola sobrou para Waguininho bater para fora. Em seguida, Fabinho recebeu no lado esquerdo da grande área, bateu cruzado e quase abriu o placar.
Aos 25, Marcelo fez falta dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Romarinho bateu no meio e alcançou a marca de 17 gols na temporada. Em seguida, o Cristiano Troisi colocou o meia-armador Esquerda no lugar do centroavante Leandrão.
Aos 28, Fabinho desviou cruzamento e quase ampliou para o Votuporanguense, após cabeceio que passou por cima da meta vicentina. Aos 34, Willian Magrão cobrou escanteio, a bola foi desviada e quase pegou o Clebão de surpresa, mas o goleiro encaixou a bola e fez a defesa.
Aos 38, o lateral-direito e capitão Flávio arriscou quase do meio de campo com o pé esquerdo e obrigou o goleiro Caio a jogar para escanteio. Na cobrança, Marcelo aproveitou rebote no canto esquerdo de Caio, mas o zagueiro adversário estava ali e tirou a bola na linha do gol.
Aos 46, Esquerda levantou na área e a bola passou rente à trave, após desvio da defesa. Foi o último lance do primeiro tempo e o Votuporanguense foi para o vestiário na frente no placar.
Segundo tempo – Na segunda etapa, Romário quase ampliou para o Votuporanguense no primeiro minuto, após fintar seu marcador e bater cruzado, mas parou em Clebão. Aos 7, o Votuporanguense teve sua melhor chance, quando Marcinho passou pela defesa, entrou na área sem marcação e “chutou para a lua”.
Aos 15, a equipe do interior perdeu mais uma chance, desta vez por preciosismo. Romário saiu na cara do goleiro e buscou o ângulo, mas acertou o travessão. Aos 24, o camisa 9 enfileirou três marcadores, mas foi desarmado na sequência.
Mas, tal como água mole em pedra dura, Romário tanto tentou que chegou ao segundo gol. Aos 33, o centroavante aproveitou confusão na área e tentou duas vezes antes de marcar seu 18º gol e se isolar ainda mais na artilharia do campeonato.
Aos 47, Dodô ajeita para o pé esquerdo e chuta forte da entrada da área, mas a bola passa por cima do travessão. Foi o último suspiro de uma equipe que, apesar da derrota, sai com motivos de sobra para comemorar: o acesso à Série A-3 e a segunda melhor campanha da competição.
