Comunidade do Macuco se mobiliza para participar de audiência pública | Boqnews
Comunidade do Macuco se mobiliza para participar de audiência pública
Foto: Divulgação
17 de março de 2024

Comunidade do Macuco se mobiliza para participar de audiência pública

A possibilidade da volta do projeto da Dersa para a construção do futuro túnel Santos – Guarujá, prevendo desapropriações do lado de Santos, preocupa moradores do Macuco.

Tanto que o bairro recebeu faixas convocando a população para acompanhar a audiência pública marcada para segunda-feira (18), às 19 horas, na Câmara de Santos.

A pedido da vereadora Débora Camilo (PSOL).

A iniciativa é da ACOM – Associação Comunitária do Macuco.

Associação instalou faixas para convocar a população sobre a audiência pública que ocorre na Câmara de Santos nesta segunda. Foto: Divulgação/ACOM

A proposta da Dersa, discutida e aprovada há uma década, ainda na gestão do então governador Geraldo Alckmin, atual vice-presidente, chegou a ser adiantada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Boqnews durante sua vinda para o lançamento da obra.

Na ocasião, o ato de lançamento do túnel Santos – Guarujá contou também com a presença do presidente Lula (PT).

O próprio prefeito Rogério Santos (Republicanos) admitiu esta possibilidade ao Boqnews, mas prometeu buscar formas para que o projeto tenha o menor impacto nas moradias e comércios.

(Leia detalhes aqui)

Confira o esboço do mapa obtido pelo Boqnews.

Modelo – ainda não definitivo – de áreas onde haverá a entrada e saída do túnel entre Santos e Guarujá (lado de Santos). Foto: Reprodução

 

Rua José do Patrocínio deverá receber as obras viárias de acesso ao túnel do lado de Santos. Dessa forma, haverá necessidade de desapropriações. Foto: Fernando De Maria

Participação popular

Para José Santaella Redorat Jr, da ACOM, a iniciativa visa atrair o maior número de moradores para acompanhar detalhes da proposta.

Além disso, esclarecer os impactos e o projeto apresentado.

Aliás, até carro de som foi disponibilizado para divulgar o evento à população.

Assim, na semana passada, integrantes da associação, moradores e secretários da Prefeitura estiveram reunidos na quadra da escola de samba X-9, no Macuco.

Conforme apuração do Boqnews, a Rua José do Patrocínio será totalmente alterada, conforme o projeto, pois será a ‘porta de entrada’ do túnel.

Além disso, áreas junto à estação Porto do VLT – Veículo Leve sobre Trilhos também devem ser desapropriadas.

Aliás, a própria divulgação deixa isso claro no mapa divulgado pelo Governo do Estado.

Audiências públicas

Na quarta-feira (13), em Brasília, houve o lançamento da Consulta Pública do projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá.

Além disso, o evento contou com ministros Silvio Costa Filho (Porto e Aeroportos) e Rui Costa (Casa Civil), além do governador Tarcísio de Freitas, deputados, senadores e prefeitos, entre outras autoridades.

Assim, confira as datas das audiências e como a população pode participar

Consulta pública nº 02/2024 – Artesp: Concessão patrocinada do túnel Santos-Guarujá
Período: de 14 de março a 3 de maio de 2024
Contribuições via formulário: https://forms.gle/jCBVuoPjyDKWLbBF7

Audiência pública em Santos
Data: 17 de abril de 2024
Horário: 9h
Local: Associação Comercial de Santos
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 137 – Centro

Audiência Pública em Guarujá
Data: 18 de abril de 2024
Horário: 9h
Local: Teatro Municipal Procópio Ferreira
Endereço: Avenida Dom Pedro I, 350 – Jardim Tejereba

Audiência Pública na Autoridade Portuária de Santos
Data: 19 de abril de 2024 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Autoridade Portuária de Santos
Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/n – Macuco

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Fernando De Maria
Fernando De Maria
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.