Obras de drenagem e contenção de encosta são finalizadas em morro de Santos | Boqnews
Obras de drenagem e contenção de encosta são finalizadas em morro de Santos
Foto: Divulgação
7 de maio de 2024

Obras de drenagem e contenção de encosta são finalizadas em morro de Santos

Terminaram no final de semana as obras da Prefeitura de Santos de drenagem e contenção no Morro da Caneleira.

Sendo assim, no trecho de encosta próximo à Rua das Pedras, em frente à quadra poliesportiva. Os serviços, finalizados quase dois meses antes do prazo contratual, envolveram uma área de 1.749,93m², com regularização manual de 1.370m² de taludes.

O local ganhou um sistema de drenagem superficial com 185m de valetas, 82m de escada hidráulica e 16m de canaletas em concreto, além de contenção em solo grampeado, revestido com concreto armado projetado (lançado), de forma a garantir mais segurança ao terreno.

O projeto envolveu ainda a instalação de 6.247m de barras de ferro para o grampeamento do solo e outros 1.249m para rocha.

Desse modo, que fixaram uma armadura em tela de aço, com 3.452 quilos.

“Nesse trecho da encosta, foram instalados 200m² de painel de alta absorção de energia contra queda de rochas, formado por tela com reforço de cabos de aço”, explicou o engenheiro civil Márcio Augusto Salgueiro Lima, da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.

Ele lembra que houve a execução de 625 furos de aproximadamente 12m de profundidade na encosta.

Dessa forma, para inserção das barras de ferro no solo, fixadas com concreto projetado.

Também houve a instalação de 220m de drenos horizontais profundos para retirar o excesso de água do interior e aliviar a pressão sobre o talude.

O projeto teve complementação com grama em placas cobrindo 1.049,25m², proteção superficial que, por reduzir a infiltração de água no solo, minimiza a ocorrência de processos erosivos.

As obras, a cargo da empreiteira Geologus Engenharia Ltda, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 5.307.283,74.

Portanto, recursos provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), linha de financiamento do governo federal voltado aos municípios, estados e Distrito Federal.

Os trabalhos integram o Programa Santos Mais Bonita, com investimento de R$ 100 milhões em cinco morros.

Dessa maneira, em seis obras de segurança, acessibilidade e zeladoria como contenção e drenagem, pavimentação de ruas e manutenção de escadarias, entre outras melhorias.

Além da Rua das Pedras, no Morro da Caneleira, os serviços envolvem as encostas da ruas 1 (Morro do José Menino), que terão conclusão no final deste semestre.

Assim como, a Alameda Prefeito José Gomes (Morro Cachoeira), em fase final de obras pela Seobe (Secretaria de Obras e Edificações); Avenida Dr. Manoel de Carvalho (Morro do Marapé) e caminhos da Capoeira, ambos finalizados. E da Pedreira (Monte Serrat), com intervenções que terão início este semestre.

Essas obras estão também inseridas em um conjunto de intervenções orientadas pela Defesa Civil.

Portanto, que elaborou um detalhado mapeamento das áreas afetadas pelas chuvas de março de 2020, quando o acumulado, em Santos, atingiu o maior pico dos últimos 80 anos, à época.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.