Aos poucos, edificações portuárias do passado dão espaço para mudanças | Boqnews
Aos poucos, edificações portuárias do passado dão espaço para mudanças
Construída há mais de um século, a Casa de Pedras 2, na região do Paquetá, será transferida para outro local em razão da passagem da terceira linha férrea do Porto de Santos. Foto: Fernando De Maria
31 de maio de 2024

Aos poucos, edificações portuárias do passado dão espaço para mudanças

ffQuem não está acostumado a passar pelo trecho portuário na região do Paquetá se surpreende com as mudanças.

Em razão da futura implantação do terceiro trecho ferroviário e da parceria, por meio do TRIMCC – Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e Compensatórias firmado entre a empresa chinesa Cofco e a Prefeitura de Santos, o cenário está mudando radicalmente.

Tudo isso em pontos extremos que passam pelos primeiros armazéns construídos ainda no final do século retrasado e início do século 20.

O trecho em transformação inclui também a criação do Parque Valongo.

De forma paralela, os trechos 1 e 2 da Rua Tuyuti, entre a Frei Gaspar e o Largo Marquês de Monte Alegre, paralela ao Parque Valongo, já estão em ritmo acelerado para a fase final de conclusão 

Eles estão dentro de todo o processo de reformulação do local.

Os serviços foram divididos em etapas, sendo que a primeira será entregue no final de junho.

Região do Valongo está passando por mudanças arquitetônicas que compõem o futuro Parque Valongo, cuja entrega ocorrerá no final de junho. Foto: Divulgação

Parque Valongo

Trata-se de espaço público que possibilitará que a população tenha acesso à linha d’água do cais santista, algo que se perdera diante da expansão portuária ao longo de décadas.

A primeira etapa prevê a inauguração do Armazém 4 e outros espaços públicos para cultura, gastronomia e lazer no trecho junto ao Valongo.

A entrega do novo espaço coletivo, aliás, já tem data para ocorrer: dia 28 de junho.

Autoridades como o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio da Costa Filho, e o governador Tarcísio de Freitas estão entre alguns dos que devem estar presentes.

Há também uma chance, ainda que remota, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também prestigiar a inauguração.

Além disso, há previsão de que, no futuro, os armazéns 1 ao 3, no Valongo, se transformem em base de apoio e serviços para abrigar a transferência do terminal de passageiros, hoje na região do Outeirinhos.

Aliás, há expectativa para que o ministro anuncie a concretização desta proposta durante a vinda a Santos.

Armazém 7 está sendo demolido e será reconstruído em outra área, próximo ao futuro Parque Valongo. A proposta é que o uso seja voltado para universidades realizarem pesquisas relacionadas à vida marinha. Foto: Fernando De Maria

Obras avançam

Enquanto as obras avançam com destaque nas imediações do Armazém 4 – que receberá, inclusive, a nova edição da Festa Inverno, entre os dias 12 de julho a 4 de agosto, como já anunciado pela Prefeitura de Santos – no outro extremo do futuro parque uma outra transformação está em curso.

O das desativações de duas antigas construções: o armazém 7, em ruínas, e a Casa de Machinas, nº 2, popularmente chamada de Casa de Pedras.

Edificada em 1897, a casa teve papel importante para a geração de energia para o cais na ocasião.

Ambos estão em processo final de desmanche para reconstrução mais próxima ao futuro Parque Valongo.

Além disso, eles ficarão próximas da linha d’água para não atrapalhar a passagem da nova linha férrea – distante cerca de 80 metros do local atual em direção à linha férrea.

Com aval de órgãos do patrimônio histórico, antiga Casa de Pedras 2 passou por um amplo processo de desmonte. Ela será reerguida posteriormente em novo local. Foto: Fernando De Maria

O armazém 7 será destinado para fins educacionais e de pesquisa, onde universidades – ainda  a definir – deverão ocupar o espaço para fins de pesquisas ligadas ao mar.

O próprio navio W. Besnard, um marco na oceanografia brasileira, será incorporado ao parque.

Aliás, a mudança de ambos os espaços decorre da alteração para implantação da terceira linha ferroviária, implantada para a criação da pera ferroviária.

Aliás, ela será instalada onde hoje está a empresa Marimex.

Por sua vez, a empresa ocupará uma nova área, na região do Valongo.

Casa de Pedras 2

Assim, o mesmo ocorrerá com o novo local da Casa de Machinas 2.

Já a unidade 1 permanecerá no mesmo local, entre os armazéns 3 e 4.

Ela está sendo revitalizada dentro da reestruturação do Parque Valongo, inclusive ganhará uma cafeteria no local.

Trabalho árduo

Toda a obra para a desativação tanto do armazém 7 como da Casa de Pedras deve estar concluída até 30 de agosto.

Mas, pelo ritmo, os serviços devem terminar bem antes.

No entanto, engana-se quem pensa que a demolição deste espaço é tão simples.

Afinal, a Casa de Pedras era um bem tombado e houve necessidade de um árduo trabalho para que ocorresse o remanejamento do local sem alterar as características.

“Houve todo um levantamento em 3D e fotográfico. Ao todo, foram 210 peças de blocos de granito preservados e que comporão a nova Casa das Pedras”, explica o arquiteto Gustavo Nunes, contratado pela ProAtiva Arquitetura para gerir a obra.

Arquiteto Gustavo Nunes explicou as alterações decorrentes da demolição tanto da Casa de Pedras como do Armazém 7. Foto: Carla Nascimento

O projeto de reformulação da área é do também arquiteto Gino Caldatto Barbosa.

Por ser um bem tombado, todo o processo passou pelo crivo de órgãos de proteção ao patrimônio, como Condepasa (municipal) e Condephaat (estadual), com aval do Ministério Público.

Todo o custo está sendo bancado pela empresa chinesa Cofco, que ocupará a área.

STS-11

O grupo chinês investirá mais de R$ 760 milhões pela ocupação do STS-11

Além disso, Nunes lembra que todos os blocos de granito natural foram inventariados, marcados, numerados para serem recolocados no futuro local.

Algumas peças, aliás, chegam a pesar cerca de 300 quilos.

Assim, o que está sendo demolido, conforme o arquiteto, é a alvenaria de tijolo e o revestimento ciclópico.

Ou seja, trata-se da pedra natural, cujo rejunte é em relevo, ou seja ‘fica saltado para frente da pedra’.

Aliás, todas as pedras transferidas para o novo local da futura Casa das Pedras encontram-se na área ocupada hoje pela Cofco, que também ficará responsável pela restruturação e recuperação do prédio da antiga Autoridade Portuária.

Dessa forma, tanto este espaço como o futuro armazém 7 ficarão em um trecho mais próximo à linha d’água e uma área dentro do próprio Parque Valongo.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Fernando De Maria
Fernando De Maria
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.