Santos encerra Plano Preventivo de Defesa Civil sem ocorrências fatais | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS

Cidades

12 DE MAIO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Santos encerra Plano Preventivo de Defesa Civil sem ocorrências fatais

Agentes da Defesa Civil percorrem e monitoram áreas com ameaça de deslizamentos e outros riscos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Apesar das fortes chuvas em cenário de mudanças climáticas importantes, Santos encerrou no dia 30 de abril o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) 2024-2025 sem ocorrências fatais. Houve algumas interdições em moradias, quando foram realocadas preventivamente 14 famílias das áreas de risco.

Sendo assim, a Defesa Civil continuará monitorando a previsão do tempo, os acumulados de chuva e, podendo reativar o plano a qualquer momento, se necessário. As vistorias em áreas de risco prosseguem ao longo do ano.

Durante o período do PPDC, foram atendidas 445 ocorrências, entre deslizamentos, quedas de árvores/galhos, rolamentos de blocos de rocha, vistorias estruturais em edificações e outras situações. Além disso, a Defesa Civil aponta dentre as ocorrências mais relevantes, 55 deslizamentos, 26 quedas de árvores, além de 118 vistorias estruturais. Dentre as ações preventivas, constam participações em exercícios simulados, inclusive na área portuária.

Chuvas

As fortes chuvas registradas no Município, durante o mês de abril, superaram as expectativas se comparadas ao volume registrado no período de janeiro a março deste ano. Os eventos mais intensos e severos ocorreram entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro. Desse modo, num total de 242,4 mm no período; 18 de fevereiro, que registrou 142,9 mm e entre 19 e 21 de abril, que somaram 119,6 mm de precipitação.

As chuvas mais volumosas e concentradas foram registradas nos dias 18 de fevereiro e 19 de abril, sendo esse último evento, em uma noite de sábado, cujo acumulado em 24 horas atingiu 99,6 mm.

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), apenas entre 18h e 21h, choveu 51mm. Portanto, o que foi considerado um dos maiores índices do Estado. Neste período chuvoso, o acumulado em 72 horas no dia 21 de abril, somou 119,6 mm. Além disso, comparado com a média pluviométrica histórica do mês de abril, que é 232,7 mm, nos dias 19, 20 e 21 do respectivo mês, em poucas horas, choveu aproximadamente a metade de toda a chuva esperada para o mês.

Vistorias prosseguem

O coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, garante que no decorrer deste ano, as vistorias terão continuidade nas áreas consideradas de risco. Assim como, ocorrerá o envio dos relatórios aos setores competentes para execução de intervenções necessárias para a eliminação do risco, quando necessário. Onias aponta como sendo fundamentais os treinamentos junto aos moradores que residem em áreas de risco. “As comunidades sempre que nos procuram são atendidas, com o apoio do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), e pela equipe técnica pelo telefone 3208-1000 ou ainda pelo 199, 24h, todos os dias, inclusive feriados e finais de semana”.

“A participação dos moradores das áreas de risco em muito contribui no trabalho intensivo de monitoramento 24h da Defesa Civil, o que tem evitado graves ocorrências e vítimas”, avalia Onias. O coordenador também destaca como grande aliado do PPDC, o sistema de alerta Cell Broadcast. A nova tecnologia emite alertas aos aparelhos celulares. O aviso chega momentos antes de eventos considerados extremos. Pessoas que residem em edifícios com garagens subsolo ou cujas áreas costumam sofrer alagamentos, recebem avisos a tempo.

Além disso, Daniel Onias também destaca o aviso de alertas para eventos severos com prazo de antecedência maior, por meio de SMS. Nesta tecnologia, para se receber o aviso, há a necessidade da população se cadastrar, enviando o CEP da região onde mora para o número 40199.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.