Avança obra de nova escola em Santos, integrada ao patrimônio histórico | Boqnews
Foto: Diego Matos/PMS

Cidades

27 DE MAIO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Avança obra de nova escola em Santos, integrada ao patrimônio histórico

Unidade de ensino atenderá 450 estudantes do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a estrutura pré-moldada pronta e alvenaria em andamento, a obra da nova UME Edson Arantes do Nascimento (Gonzaga) progride rapidamente se destacando no terreno localizado na Avenida Ana Costa, 392. Portanto, a construção, gerenciada pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), tem cerca de 5 mil m² de área construída distribuída por três pavimentos.

Além disso, a área, do antigo Colégio Marza, foi comprada pela Prefeitura de Santos visando ofertar mais equipamentos com estruturas robustas para o desenvolvimento integral do aluno. Atenderá em torno de 450 estudantes do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, da UME Edméa Ladevig.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Seobe diante do desafio de implantar um complexo educacional em área de grande densidade construtiva. Desse modo, promovendo a integração com o patrimônio histórico, a Igreja Bom Pastor. Uma pequena praça será o principal acesso à escola, para receber os alunos e criar um respiro na movimentada Avenida Ana Costa.

“O novo complexo educacional da Cidade de Santos, moderno e inovador, será 100% acessível, climatizado, seguro e confortável para alunos e professores, atendendo à demanda da Secretaria de Educação”, diz a secretária de Obras e Edificações da Prefeitura de Santos, engenheira Larissa Oliveira Cordeiro.

A nova UME Edson Arantes do Nascimento terá uma estrutura robusta com bloco educacional que engloba a escola para o ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, e 20 salas de aula. Além disso, núcleo cultural, com biblioteca, auditório, sala de artes, laboratório, estudioteca e sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Além disso, o outro bloco contempla o conjunto esportivo, que engloba quadra poliesportiva e vestiários, totalizando cerca de 5 mil m² de área construída.

Dessa forma, entre as estratégias sustentáveis empregadas no projeto arquitetônico constam a correta orientação solar com salas voltadas para o norte e ventilação cruzada. Além do aproveitamento da luz natural e proteção solar com brises. Assim como, consumo sustentável de água, reaproveitamento de águas pluviais, eficiência energética, conforto térmico, visual e acústico e paisagismo.

Além disso, na obra são investidos R$ 24,1 milhões, recursos do Município de Santos. A construtora Lemam, vencedora da licitação, executa a obra com prazo de conclusão previsto para dezembro.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.