Itanhaém agora integra o Guia Turístico Católico do Estado de São Paulo, uma publicação estadual que visa valorizar, reconhecer e dar visibilidade aos espaços religiosos e culturais católicos no estado.
Sendo assim, em Itanhaém, foram incluídos quatro importantes locais de devoção: o Convento Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz de Sant’Ana, a Igreja Nossa Senhora de Sion e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
Portanto, com o objetivo de incentivar o turismo de fé e destacar o patrimônio cultural das cidades, o Guia Turístico Católico do Estado de São Paulo reúne mais de 300 destinos em todo o estado.
Desse modo, a iniciativa é da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e tem como objetivo promover o turismo religioso nas cidades paulistas.
Além disso, a publicação reúne pontos como igrejas, conventos, grutas e locais de peregrinação em mais de 100 municípios.
Sra da Conceição
Construído entre 1532 e 1713, o convento abriga vitrais de Benedito Calixto, três altares em madeira talhada e uma pequena exposição. Oferece vista privilegiada do centro histórico de Itanhaém.
Igreja Matriz de Sant’Ana
Erguida entre 1642 e 1679, a igreja foi construída pela própria população local. É um dos marcos da fé católica no período em que Itanhaém era sede da Capitania.
Igreja N. Sra de Sion
Inaugurada em 1955, destaca-se pelo estilo romano, raro no litoral paulista. A arquitetura e a tradição religiosa atraem fiéis e visitantes.
Gruta N. Sra de Lourdes
Inspirada na aparição mariana de 1858, na França, foi construída nos anos 1960. Celebra missas campais todo dia 11, sendo ponto de fé e peregrinação.
Visitação
Desse modo, para o Convento Nossa Senhora da Conceição, o funcionamento é de quarta a domingo, das 10 às 17 horas, a entrada é gratuita. Já as Igrejas Matriz de Sant´Anna e Nossa Senhora do Sion abrem todos os dias, das 10 às 20h30, porém a Igreja Matriz de Sant´Anna está fechada momentaneamente para manutenção.
Além disso, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes também funciona todos os dias, ficando aberta permanentemente para visitação. Aliás, todo dia 11 uma missa é celebrada no local.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.