As fachadas da UME Florestan Fernandes (Rua Oswaldo Cochrane, 91, Embaré), em Santos, estão sendo reformadas. A escola recebe novo revestimento externo em pastilha de porcelana nas cores branca, azul claro e azul escuro. A reforma inclui outras melhorias e faz parte de um grupo de obras em andamento para melhora da infraestrutura do ensino municipal.
“Os serviços começaram com a remoção do revestimento antigo. Atualmente os trabalhos estão concentrados na fachada frontal e em um trecho da fachada de divisa com o imóvel vizinho”, informa o engenheiro Pedro Mendes, da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe).
Desse modo, na fachada lateral é feita a demolição manual das pastilhas antigas. Já na frontal, o serviço de demolição foi concluído e começou, pela parte de baixo, o assentamento das novas pastilhas.
Outras melhorias
O projeto engloba o tratamento e recuperação da laje de acesso e sua armadura do concreto com material anticorrosivo.
Portanto, na área do refeitório, será retirado o telhamento, a estrutura metálica, calhas e rufos para instalação de nova cobertura. O telhado da escola e a platibanda (mureta que se eleva acima do telhado) vão passar por limpeza com hidrojateamento e impermeabilização com manta asfáltica.
Desse modo, outra área que receberá melhorias no telhado é a quadra esportiva. A obra será concluída com um novo Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA); pintura dos tetos da entrada e do pátio coberto; e instalação de modernas luminárias em LED no pátio coberto.
Sem interferência
Os serviços são executados por fases para não interferir no dia a dia dos alunos. Tapumes isolam a área da obra da área de ensino. Na entrada principal, foi providenciado corredor com cobertura para a circulação, tudo para garantir a segurança dos alunos, professores e demais funcionários.
Portanto, a unidade atende crianças de 11 a 14 anos, correspondendo aos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, em período integral.
Além disso, na intervenção, que tem previsão de término para fim do primeiro semestre de 2026, são utilizados R$ 1.309.973,14, incluindo material, equipamento e mão de obra.
Dessa forma, os recursos são da Secretaria de Educação (Seduc). A obra é executada pela Scava Engenharia e Comércio Ltda., vencedora da licitação.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.