Para marcar o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, na próxima terça-feira (19), a Prefeitura de Santos promoverá uma grande ação solidária na Rua Dr. Cochrane, esquina com a Rua Bittencourt (Paquetá), próximo ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o evento acontece das 9h às 16h e terá como foco a oferta de serviços socioassistenciais integrados.
Alimentação, corte de cabelo, atendimento jurídico, orientação social e entrega de produtos de higiene estão entre os serviços oferecida. E ainda, roda de música e atividades de convivência que visam estimular o acolhimento e a cidadania.
Segundo o titular da (Seds), Elias Junior, estão previstas ações importantes que fortalecem vínculos e possibilitam processos de ressocialização e até institucionalização. Portanto, promovendo integração social e recâmbio qualificado.
Consultório, banho e mais
Além da Carreta do Banho, da Pastoral do Povo na Rua, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibilizará uma equipe do Consultório na Rua. Desse modo, com atendimento médico e vacinação contra a gripe influenza.
A ação contará ainda com o apoio do Núcleo de Justiça Restaurativa (Projeto Multiverso Restaurativo), do Poder Judiciário. Além das secretarias de Cultura (Secult) e da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), reforçando o acesso a serviços socioassistenciais.
Atendimentos com o projeto Leia Santos e doações de roupas e ração para os animais de estimação das pessoas em situação de rua também fazem parte da programação.
Pessoas em vulnerabilidade social poderão receber informações sobre benefícios do Cadastro Único (CadÚnico) e outros direitos, em parceria com a Defensoria Pública.
Médicos do mundo
No domingo (17), a Associação Médicos do Mundo, entidade filantrópica, realizará atendimento humanitário às pessoas em situação de rua e aos animais que as acompanham, na Praça Iguatemy Martins (Vila Nova), das 9h às 13h.
Em parceria com a Secretaria de Saúde, serão oferecidos os serviços do Consultório na Rua, van odontológica, testes rápidos para detecção de HIV e hepatite C. Assim como, coleta de secreção para exame de tuberculose e vacinação antirrábica.
Movimento nacional
O massacre ocorrido entre os dias 19 e 22 de agosto de 2004, que vitimou sete pessoas e deixou outras oito feridas enquanto dormiam na Praça da Sé (SP), deu origem ao movimento Nacional da População de Rua, que luta por moradia, trabalho, educação, saúde e outros direitos fundamentais.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.