Santos celebrou nesta terça-feira (23), no Paço Municipal, os 25 anos da Linha Turística do Bonde, um dos símbolos do Centro Histórico, com uma solenidade especial e o lançamento do aplicativo Bondes Santos RA, que utiliza realidade aumentada para contar a trajetória desse patrimônio da Cidade.
Desse modo, na ocasião, também foram lançados o Selo Turístico Gastronômico de Santos e o Programa ‘Viajando pela História’, que levará atividades de educação turística para estudantes da Rede Ampliada Municipal de Ensino.
“Comemorar os 25 anos do bonde turístico de Santos é uma alegria e um privilégio para todos nós. O bonde virou um cartão-postal da nossa Cidade. Recebemos milhares de visitantes todos os anos e esse projeto ajudou a transformar o Centro Histórico em destino obrigatório para quem vem a Santos”, afirmou o prefeito Rogério Santos.
Durante a cerimônia, além do lançamento do aplicativo, o destaque ficou por conta da entrega do ‘Bonde Pelé’ estilizado em homenagem a Pelé, que passou por uma modernização e manutenção e já está circulando pela Cidade. É original do sistema de bondes da cidade do Porto, em Portugal, e passou por minucioso processo de restauro.
Portanto, os trabalhos incluíram substituição de diversas estruturas de madeira e revisão elétrica e mecânica completa. Ao todo, são 13 bondes restaurados, circulando por cinco quilômetros de rota, que transportam em média 60 mil passageiros por ano.
Além disso, o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, lembrou a importância da data. “Há exatos 25 anos, entregamos à população a linha turística do bonde. Hoje, além de ser um atrativo consolidado, o bonde é um elo entre gerações, que ajuda a manter viva a memória da nossa Cidade”.
Tecnologia a serviço da história
Durante o evento, houve apresentação do aplicativo Bondes Santos RA, já disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play. A ferramenta permite que turistas e moradores explorem o passado do bonde em tempo real: basta apontar a câmera do celular para determinados pontos da Região Central para acessar imagens históricas, curiosidades e conteúdos interativos.
“O bonde é símbolo de identidade para Santos. Com a combinação de tradição e inovação, a Prefeitura de Santos espera ampliar ainda mais o alcance da Linha Turística do Bonde e transformar o aplicativo em um novo aliado para quem deseja conhecer a cidade sob uma perspectiva histórica e interativa”, ressaltou o secretário municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Santos, Thiago Papa.
Bonde turístico
A Linha Turística do Bonde oferece uma verdadeira viagem no tempo por diversos pontos de interesses histórico e cultural.
Dessa forma, com saída da Estação do Valongo, os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem o Centro Histórico, em roteiro monitorado por guia de turismo. São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina.
Portanto, os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte na Cidade.
Além disso, o serviço, que se tornou um importante cartão-postal da cidade, é operado pela Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos). Assim como, tem o objetivo de preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural de Santos.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.