Santos vai ganhar uma nova policlínica na Vila Progresso, no ponto mais alto da Cidade. A unidade, que já está em construção, terá 700 m² distribuídos em três andares e vai ampliar o acesso aos serviços de saúde para cerca de 2,7 mil moradores dos morros.
O prédio segue o padrão da rede de Atenção Básica, com foco em conforto e privacidade para pacientes e profissionais. A estrutura inclui recepção com capacidade para 24 pessoas, oito consultórios – sendo dois de ginecologia e um odontológico –, além de salas para vacina, coleta, procedimentos, curativos, inalação, atividades coletivas e agentes comunitários. Haverá também distribuição de medicamentos, ambientes administrativos e de apoio, como sanitários acessíveis, copa, vestiários, depósito de material de limpeza e expurgo.
O novo equipamento está sendo construído na esquina da Rua Moyses de Freitas com a Travessa 1, ao lado da caixa d’água da Sabesp, a 184,7 metros acima do nível do mar. A localização garante uma vista privilegiada entre os morros Nova Cintra e São Bento.
Obra
A obra está sob responsabilidade da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe). Segundo a titular da pasta, Larissa Cordeiro, a construção já superou a fase de fundação e avança para o fechamento da estrutura. “Estamos na terceira etapa, com o segundo pavimento em execução. A próxima fase será a de acabamento e instalações”, explica.
Durante os trabalhos, a equipe técnica precisou lidar com um grande bloco rochoso no terreno. Para não afetar a estrutura da caixa d’água próxima, foi adotada uma técnica sem explosivos, utilizando argamassa expansiva para fragmentar a rocha. Também foi necessário o reposicionamento das grandes tubulações de água da Sabesp, com projeto aprovado e acompanhado pela companhia.
Essas adaptações impactaram o cronograma e o orçamento. A obra, executada pela empreiteira Lemam, passou a ter custo total de R$ 7.076.434,59, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb). A entrega está prevista para o início de 2026.
Após a conclusão da obra civil, a Secretaria de Saúde vai assumir a instalação dos equipamentos e a organização para início dos atendimentos. O secretário Fábio Lopez destaca que a nova unidade será fundamental para qualificar os serviços na região. “A atual unidade é pequena. A nova estrutura vai permitir ampliar a oferta e qualidade do atendimento, especialmente com espaços como a sala de convívio, essencial para a Estratégia de Saúde da Família”, afirma.
Nova policlínica
A nova policlínica contará com climatização, acessibilidade garantida por elevador e escadas, além de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). O projeto é assinado pela arquiteta Maria Valéria Affonso dos Santos, da Seobe.
A Vila Progresso abriga atualmente cerca de 470 imóveis e possui equipamentos públicos importantes, como a Vila Criativa, que oferece atividades esportivas, culturais e de capacitação. Também sedia o primeiro cinema público da região dos morros, com sessões gratuitas semanais para crianças e jovens.
Com a nova unidade de saúde, a população da Vila Progresso vai ganhar um reforço essencial para a qualidade de vida, em um espaço planejado para atender com dignidade e eficiência.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.