Com a finalização da concretagem das calçadas, assentamento das tubulações de drenagem e das travessias dos eletrodutos para proteger e organizar a fiação elétrica nos passeios, já chegam a 50% as obras da primeira etapa do projeto de reurbanização do Portinho Caruara, na Área Continental de Santos.
O projeto garantirá nova atração turística junto ao Canal de Bertioga, com pistas de skate e pump track, playground e academia ao ar livre. Assim como, paisagismo, área de contemplação, flutuante com acessibilidade e estacionamento para 40 veículos.
Sendo assim, a fase, agora, é de construção dos blocos das estacas para implantação de dois píeres. Trinta e cinco foram cravadas no braço maior de Canal de Bertioga e outras oito no braço menor.
“A concretagem das paredes da fonte interativa já terminou e logo começará a receber o revestimento interno para depois receber a laje superior”, explicou o secretário Fabrício Cardoso, titular da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Complexo Ecoturístico
“Esse complexo esportivo e de lazer potencializará as atrações ecoturísticas de Caruara, incrementando e requalificando esse destino turístico”, prosseguiu Fabrício Cardoso.
Próximo à Serra do Mar, um dos maiores parques ambientais do país, e parcialmente em área de preservação ambiental.
Assim como, Caruara dista cerca de 55km do Centro e conta com trilhas, cachoeiras, rios e manguezais, com destaque, ainda, para a gastronomia caiçara e as atividades do chamado turismo de base comunitária, exercido pelos moradores.
O projeto não acarretará qualquer tipo de prejuízo para o bairro e seu entorno. Os novos atrativos resgatarão a importância ambiental e cultural de Caruara, valorizando as características regionais e ecológicas da área.
Desenvolvido em duas etapas, o projeto compreende também a construção de infraestrutura básica para receber embarcações de turismo e de pesca. Dessa maneira, incrementando a atividade econômica e pesqueira da região. “Será um importante vetor na estratégia de desenvolvimento econômico e social por meio do turismo regional, associado à produção caiçara e à cultura pesqueira”, opina o secretário.
Projeto
O projeto da Prefeitura prevê um playground com piso de concreto e revestimento sintético, dotado de gangorra de três pranchas, balanço de pneus para três lugares, balanço frontal duplo para cadeirante, gaiola labirinto e escada horizontal de 1,80m de comprimento.
Também serão instalados Casa de Tarzan com escorregador e escada marinheiro, um brinquedo com dois cavalinhos e duas gangorras em madeira, e três escorregadores de madeira com 1,80m de altura.
Já a academia ao ar livre, também revestida com piso sintético, oferecerá surf e esqui duplos conjugados. Além de rotação diagonal dupla, simulador de caminhada, pressão de pernas triplo, pichador peitoral duplo star, alongador com três alturas e um twist triplo. O projeto inclui, ainda, pista de skate e pump track.
Já o deck será em madeira plástica e piso em ladrilho hidráulico podotátil de várias cores, enquanto o píer disporá de guarda-corpo em inox. E, o atracadouro flutuante em concreto será formado por dois módulos. Portanto, cada um com 12m de extensão e três de largura, unido ao píer com uma passarela de 10 metros de extensão e 1,20m de largura.
A fonte interativa, revestida com placa cerâmica antiderrapante, terá jatos d’água iluminados, a exemplo das demais de Santos.
Toda a área contará com sistema de drenagem para escoamento das águas pluviais. Haverá tratamento paisagístico dotado de gramas amendoim, esmeralda e São Carlos, além do plantio de 43 palmeiras e 13 árvores.
A área contará com 46 bancos de concreto com assento em madeira, 12 lixeiras, 39 postes de iluminação para uma ou duas luminárias. Dessa maneira, totalizando 82 unidades de LED.
O projeto conta com investimento de R$ 11.731.670,34, sendo R$ 9. 710.458,06 do governo estadual e o restante, da Prefeitura.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.