Maestro da orquestra
Sem fazer alarde, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, costura um cenário político que o fará, sem dúvidas, como o grande fiel da balança nas eleições nacionais de outubro e assim preparará seu partido para alcançar o topo em 2030.
Imã
Aos poucos, costura apoios e atrai políticos de peso, de viés de centro e centro-direita, para seu partido a ponto de contar com três presidenciáveis em sua legenda com a chegada do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, nome que se soma aos governadores Ratinho Jr (Paraná) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), ambos pré-candidatos.
Um deles será chancelado.
Os demais, devem concorrer ao Senado ou vice em eventual chapa pura.
Fiel da balança
Kassab sabe que a disputa presidencial será complexa, mas está de olho mesmo no segundo turno.
Pelo cenário atual, o presidente Lula (PT) e Flávio Bolsonaro, que receberá o espólio do seu pai, Jair, vão medir forças para estarem no segundo turno.
Assim, o PSD de Kassab seria o fiel da balança neste momento crucial pendendo para um lado ou outro.
Ou simplesmente liberando a bancada. A conferir o que ocorrerá.
Deu branco I…
Nesta construção, Kassab é capaz de esquercer rusgas do passado com Caiado, por exemplo, que o chamou de ‘cafetão do Planalto’ em 2015, quando o presidente da legenda ocupava o ministério das Cidades no Governo Dilma Rousseff (PT).
Deu branco II…
Além disso, escreveu Caiado à época sobre Kassab, “é um homem sem posição, de caráter líquido, que se molda ao formato do poder”.
O governador, por sua vez, apagou os posts de suas redes sociais, mas o mesmo foi ‘pescado’ por internautas para relembrá-lo.
Teia
Em São Paulo, por exemplo, o PSD conta com 113 dos 645 municípios do estado (quase 1/5), atraindo prefeitos, em especial, do combalido PSDB.
E prepara uma ofensiva para atrair candidatos de peso às eleições de outubro.
Aposta em fazer 20 dos 70 deputados federais pelo Estado e o mesmo número entre os 94 estaduais.
Convites
Ainda que ninguém tenha batido o martelo, convites e conversas não faltam, como ao deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e à deputada estadual Raquel Gallinati (PL).
Mudanças no Executivo
Homem de grupo, o engenheiro Júlio Eduardo dos Santos ocupará pela 10ª vez um cargo de alto escalão, agora à frente da Casa Civil santista.
Apelidado carinhosamente como Bombril, diante de tantos desafios nas mais variadas áreas que atuou em sua carreira, Júlio substituirá Thiago Fernandes Leal, que deixou a pasta para estar à frente de nova missão política junto ao deputado Paulo Alexandre.
IPTU Verde
Na volta às atividades legislativas na terça (3), o vereador Antonio Carlos Banha (PSD) tentará emplacar o projeto que prevê a criação do IPTU Verde, cujo objetivo é fomentar medidas que fomentem ações de preservação ambiental em troca de descontos de 2% a 6% no imposto.
Posse
A cerimônia de posse do novo reitor da Universidade Católica de Santos, professor doutor Cleber Ferrão Correa, além dos pró-reitores, coordenadores de curso e gestores ocorrerá na sexta (6), a partir das 16 horas, no campus Dom Idílio José Soares (Av. Cons. Nébias, 300).
Quem responde?
Após o recesso parlamentar,…
como será o clima no Legislativo em ano eleitoral?
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.
Deixe um comentário