Agosto Dourado reforça importância da amamentação em Praia Grande
O Centro de Atenção à Saúde (CEAS) da Mulher promoveu uma palestra sobre amamentação para gestantes acompanhadas pela unidade. Durante a atividade, enfermeiras da Faculdade do Litoral Sul Paulista (FALS) apresentaram orientações em parceria com a equipe do CEAS Mulher.
Além disso, o encontro integra as ações do Agosto Dourado. Neste mês, a campanha destaca a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês. Por isso, a cor dourada representa o padrão ouro de qualidade do leite humano.
Palestra orienta gestantes sobre amamentação
Durante o encontro, as gestantes receberam informações sobre os benefícios do aleitamento materno. Segundo as orientações, a mãe deve manter a amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê.
Além disso, as participantes aprenderam como posicionar corretamente a criança durante a mamada. Dessa forma, a técnica ajuda a tornar o momento mais confortável e pode evitar dores para a mãe.
Na sequência, a palestra também contou com dinâmicas sobre alimentação e uso de medicamentos durante a gestação. Assim, as participantes puderam esclarecer dúvidas e receber informações importantes para esse período.
“Foi uma palestra muito boa e rica em informações para as participantes. Também realizamos algumas dinâmicas com as gestantes, com orientações essenciais sobre alimentação e medicação durante a gestação”, afirmou a diretora do CEAS Mulher, Sandra Palmieri.
Praia Grande incentiva doação de leite humano
Além das atividades educativas, Praia Grande mantém o Posto de Coleta de Leite Humano. O serviço funciona no Hospital e atende bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal do CHID.
Para realizar esse trabalho, a equipe da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) busca doadoras e coleta o leite materno. Outro ponto importante é que a mãe não precisa sair de casa para fazer a doação.
Para participar, a interessada deve entrar em contato pelo aplicativo de mensagens, pelo número 3496-5262. O atendimento acontece, portanto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Além disso, a equipe conta com médico pediatra, enfermeira, auxiliar e técnica de enfermagem. Assim, os profissionais orientam as doadoras e esclarecem dúvidas sobre amamentação.
Ações acontecem durante todo o ano
De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações de incentivo ao aleitamento materno acontecem durante todo o ano nas Unidades de Saúde da Família (Usafas). No entanto, a Prefeitura intensifica as atividades durante o Agosto Dourado.
Entre as iniciativas, estão rodas de conversa, trabalhos em grupo e orientações em salas de espera. Também são realizadas ações de conscientização com gestantes e mães de recém-nascidos.
Nas unidades de saúde, mãe e bebê recebem acompanhamento desde a confirmação da gravidez. Depois disso, o atendimento continua durante o parto e nos primeiros anos de vida da criança.
Da mesma forma, o Centro Materno-Infantil do Hospital incentiva o aleitamento desde os primeiros momentos do bebê. Para isso, profissionais capacitados orientam as novas mães sobre a amamentação.
Agosto Dourado
Todos os anos, o Agosto Dourado reforça a importância da amamentação para a saúde das crianças. Por isso, a campanha destaca os benefícios do leite materno e incentiva a amamentação exclusiva até os seis meses.
No dia 1º de agosto, o mundo celebra o Dia Mundial da Amamentação. A data também integra a Semana Mundial de Aleitamento Materno, realizada de 1º a 7 de agosto. Em Praia Grande, a celebração também segue a Lei nº 998/1997.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno até os dois anos ou mais. Nos primeiros seis meses, a orientação é manter a amamentação de forma exclusiva.
Por fim, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o aumento das taxas de amamentação exclusiva até os seis meses pode salvar cerca de 6 milhões de vidas por ano.