A capital gaúcha, Porto Alegre, tem expectativa de receber durante a Copa do Mundo cerca de 40 mil turistas estrangeiros. O destino, que sediará cinco partidas do Mundial, conta com diversos atrativos culturais, históricos e gastronômicos a começar com os parques, ideais para tomar o bom e velho chimarrão.
O Jardim Botânico de Porto Alegre, por exemplo, foi aberto ao público em 1958 com a exposição das primeiras coleções de palmeiras, coníferas, cactáceas, agaváceas e liliáceas, ocupando uma área de 39 hectares.
O Mercado Público, localizado no Largo Jornalista Glênio Peres, é um prédio em estilo neoclássico construído sobre o 1º aterro da cidade, datado de 1869. Além do próprio prédio ser um atrativo, internamente é possível encontrar especiarias e produtos típicos da terra gaúcha. Na capital também existem diversas churrascarias e restaurantes tradicionais italianos e alemães para quem aprecia a boa culinária.
Considerada cartão postal da cidade, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, à Rua Duque de Caxias, 1047, foi construída entre 1921 e 1986 a partir do projeto do arquiteto italiano João Batista Giovenale. A cúpula da Igreja, marca registrada na paisagem, possui 65 metros de altura do nível da praça, com um diâmetro interno de quase 18 metros. É outro ponto forte da capital gaúcha, que possui diversos centros culturais e livrarias.
Uma boa dica para quem deseja conhecer mais a Cidade é realizar passeio pela Linha de Turismo. que permite aos visitantes conhecer as belezas e atrativos da capital gaúcha. Dois roteiros diferentes são oferecidos: o city tour Centro Histórico como foco nos atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da região mais central, onde a cidade nasceu, com possibilidade de desembarque cinco vezes. Já o city tour Zona Sul, que é um trajeto sem paradas, apresenta as principais atrações com as paisagens naturais da cidade. Informações: pelo telefone (51) 0800.517686.
