O jogador que mais marcou história no futebol mundial, finalmente, se torna uma das referências de turismo na cidade de Santos, por onde jogou de 1956 a 1974. O atleta do século, Pelé, se “imortaliza” mais uma vez, dessa vez sendo reverenciado na construção do Museu Pelé no bairro do Valongo, na cidade de Santos. E a sua inauguração aconteceu na manhã deste domingo (15), com a presença do jogador, de autoridades políticas e também de ex-atletas do Santos FC e da Seleção Brasileira que atuaram ao lado do Rei do Futebol.
Pelé chegou às 10h50 deste domingo (15) de bondinho para a cerimônia de inauguração, que contou com a apresentação da jornalista da TV Globo, Carla Vilhena. Em seguida, autoridades presentes discursaram sobre a importância do Museu Pelé para a cidade de Santos e, também, para o Brasil.
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), reforçou a importância de cultuar peças como museus para homenagear ídolos – citando Muhammed Ali, entre eles – e que o “Museu Pelé traz o mundo para Santos”.
Bastante ovacionado pelo público presente, Pelé se mostrou emocionado e brincou com os inúmeros aplausos que recebera: “É melhor pararem, senão vou desabar no choro”.
O atleta do século relembrou que, quando jogou pela Suécia, as pessoas mal conheciam o Brasil, sequer a Cidade. “O Museu faz esse papel a partir de hoje”, disse.
“Enquanto em vida, as pessoas são criticadas e só após seu falecimento, se lembram das qualidades. Eu agradeço a Deus por estar em vida recebendo homenagem. E com saúde”, completa o Rei.
Investimento
O Museu Pelé possui uma área total de 4132 m2 que recebe os acervos pessoais e históricos de Pelé, como peças documentais (fotos, filmes, áudios e objetos que contextualizam e estabelecem referências para a história da vida e da carreira de Pelé, sendo boa parte do material inédito); memorabília, que são objetos pessoais que contam um pouco de sua história; e o acervo cultural: imagens, cartazes, pinturas, esculturas, livros e outras representações artísticas doadas ou adquiridas por Pelé ao longo da carreira.
Os itens que marcaram sua carreira esportiva também ficarão expostos: vestuário, troféus, flâmulas e medalhas, e outros itens que retratam os momentos marcantes da carreira do Rei do Futebol, com destaque para a Taça Jules Rimet, conquistada com o título da Copa de 1970 no México.
O investimento do Museu Pelé chegou a casa dos R$ 50 milhões.
Nas próximas reportagens, confira depoimentos dos presentes na inauguração.
            