Em um jogo melancólico, apenas para cumprir tabela, a Espanha venceu a Austrália por 3 a 0, em partida disputada nesta segunda (23) na Arena da Baixada, em Curitiba.
David Villa abriu o placar de calcanhar, aos 35 min do primeiro tempo. O segundo gol foi marcado por Fernando Torres, aos 23 min da etapa final. Mata fez o terceiro, aos 36.
O confronto marcou o fim de um ciclo para a Espanha, com a despedida de jogadores como Villa e Xavi. Vencedora da Copa de 2010 e das Euros de 2008 e 2012, o time espanhol chegou ao Brasil como uma das favoritas ao título. Porém, deixa a competição com uma campanha para ser esquecida.
Em três jogos, o time de Vicente del Bosque sofreu sete gols. O número supera a soma dos gols levados nas campanhas do título mundial e europeu, quando a defesa foi vazada em seis ocasiões em 19 partidas.
Foi a quinta ocasião em que uma seleção campeã foi eliminada na fase de grupos de um Mundial, a terceira nos últimas quatro edições. Antes da Espanha, a situação já havia ocorrido com Itália (1950 e 2010), Brasil (1966) e França (2002).
Com o resultado, a Espanha encerra termina na terceira posição do Grupo B, com três pontos. Os australianos, por sua vez, terminam no último lugar, sem pontuar. Quem avançou na chave foram os holandeses, líderes com nove pontos, e os chilenos, segundo com seis.
AUSTRÁLIA
Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; Jedinak, McKay, Leckie, Oar (Troisi) e Bozaniac (Bresciano); Taggart (Haloran). T.: Ange Postecoglou
ESPANHA
Reina; Juanfran, Sergio Ramos, Albiol e Alba; Alonso (David Silva), Koke e Iniesta; Cazorla (Fàbregas), Fernando Torres e David Villa (Mata). T.: Vicente Del Bosque
Estádio: Arena da Baixada, em Curitiba
Árbitro: Nawaf Shukralla (Bahrein)
Gols: David Villa, aos 35 min do 1º tempo; Fernando Torres, aos 23 min, e Mata, aos 36 min do 2º tempo
Cartões amarelos: Sergio Ramos (E) e Jedinak (A)