Expandir a tradição da Coreia do Sul e compartilhar a cultura desse país, de um modo geral, com os brasileiros é o principal objetivo da oitava edição do Festival da Cultura Coreana. Promovido pela Associação Coreana do Brasil, o evento acontece no segundo final de semana do mês de setembro no tradicional Bairro do Bom Retiro, como não poderia deixar de ser, já que a região é reconhecida por concentrar a comunidade coreana.
Durante os dois dias, 13 e 14 de setembro, das 11 às 18 horas, as pessoas terão a oportunidade de conhecer um pouco da culinária, artesanato, vestuário, danças típicas e costumes desse país que hoje é a 13ª maior economia do mundo e está classificado como um dos países mais desenvolvidos pelas Nações Unidas, pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional.
A programação do Festival inclui ainda exposições fotográficas de cerâmica e pintura, oficina de dobradura para as crianças, workshops de caligrafia coreana (hangul), apresentação de brincadeiras típicas e outras atividades que retratam a cultura desse país da Ásia Oriental.
Apresentações musicais e culturais também estão na grade de programação. O Salmunori está entre as atrações. Trata-se de um tradicional gênero da música da Coreia executado com quatro instrumentos musicais tradicionais: Kwaenggwari (um pequeno gongo), Jing (um gongo intermediário), Janggu (uma forma de ampulheta tambor) e Buk (um tambor barril semelhante ao bumbo). Os instrumentos tradicionais coreanos são chamados pungmul.
Apresentações de Taekwondo também poderão ser vistas pelos visitanes. A arte marcial coreana que o Brasil bem conhece é hoje um esporte reconhecido mundialmente.
Outra curiosidade que deve chamar a atenção dos visitantes serão dois cantores coreanos que se apresentarão no evento. Vindos da Coreia especialmente para a ocasião, farão um show com canções típicas.
Entre as atrações culinárias, além dos tradicionais pratos como o Kimchi, Bulgogui e Japchae, a ‘batata furacão’ também poderá ser apreciada durante o evento. O valor dos pratos vai variar de R$ 5 a R$ 20.
Nesse prato, o legume é cortado inteiro, em espiral e colocado no espeto. Antes de fritar, é adicionada uma especiaria, como curry, mostarda em pó ou páprica, que proporcionam um sabor diferenciado.
Para mergulhar ainda mais nas raízes coreanas, uma degustação de chás está na programação. A maneira como preparar, servir e saborear é uma aula para quem deseja se aprofundar nos costumes coreanos. Os chás coreanos podem conter diversos tipos de ingredientes como frutas, folhas, raízes e especiarias usadas na medicina tradicional do país.
A organização do 8º Festival da Cultura Coreana estima que cerca de 30 mil pessoas circulem pelo evento durante os dois dias. Haverá transporte gratuito da estação Tiradentes do Metrô para o local do evento a cada 15 minutos.
8º Festival da Cultura Coreana e Bairro do Bom Retiro
Data: 13 e 14 de setembro (sábado e domingo)
Horário: 10h às 18h
Local: Rua Solon, 1018 – Bom Retiro