Rússia seleciona filme crítico a Putin para disputar vaga no Oscar | Boqnews
Foto: Divulgação
29 de setembro de 2014

Rússia seleciona filme crítico a Putin para disputar vaga no Oscar

O Ministério da Cultura da Rússia surpreendeu neste domingo (28) ao apontar o longa Leviathan, do cineasta Andrey Zvyagintsev, como o filme que deve representar o país na disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015.

O filme é bastante crítico da política russa, atacando governos do passado e até mesmo o presidente atual do país, Vladimir Putin.

“Nós decidimos selecionar Leviathan porque ele foi o mais votado entre o júri”, anunciou o cineasta Pavel Chukhrai, membro do comitê montado pelo governo russo para indicar seu representante na luta pela vaga no Oscar.

Em determinada cena, policiais bêbados começam a atirar com fuzis AK-47 em retratos de governantes russos e soviéticos históricos. Eles se questionam se chegou a hora de atirar na imagem de Putin também.

Segundo a crítica de cinema Leslie Felperin, da revista americana The Hollywood Reporter, “o filme evolui gradualmente até se tornar uma acusação flagrante da corrupção que está infiltrada nos alicerces do governo, da força policial, do judiciário e da hipócrita e comprometida Igreja Russa Ortodoxa, uma acusação que deve se mostrar muito controversa na Rússia”.

Leviathan levou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes, no primeiro semestre. Embora o filme tenha sido financiado pelo Ministério da Cultura da Rússia, Zvyagintsev revelou que o próprio ministro disse a ele que “não gostou” do resultado.

Cada país tem direito a escolher um longa-metragem para a disputa pela indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Entre os países que já apontaram seus representantes, estão:

Brasil, com Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

 

França, com Saint Laurent

 

Bélgica, com Dois Dias, Uma Noite

 

 

Notícias relacionadas:
– Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é indicado para seletiva do Oscar
– O Brasil no Oscar 2015

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.